CAPACITAÇAO

Alunos e estagiários do CIAAR participam de Exercício de Campanha

Publicada em: 22/04/2013 12:01
Imprimir
Fonte: CIAAR

Futuros oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de 15 a 19 de abril do Exercício de Campanha, realizado em uma área de acampamento da FAB, localizada em Lagoa Santa (MG). A atividade faz parte da adaptação militar de profissionais das áreas de saúde, engenharia e especialistas (controle de tráfego aéreo, meteorologistas, comunicações, aviões, suprimentos e armamentos) aprovados em concurso público realizado no ano passado.
O objetivo é capacitá-los para o enfretamento de situações reais, de alto grau de dificuldade, preparando-os para atuar em um ambiente hostil ou em uma situação de conflito.

O exercício teve início ainda no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), com aulas de orientação terrestre e oficinas como a de nós e amarrações. Os futuros oficiais deslocaram-se numa marcha de 8 km para o local onde foram realizadas as atividades. Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre sobrevivência em ambientes de selva, onde tiveram contato com  ração operacional, técnicas de busca de alimentos, preparação de armadilhas, camuflagem, primeiros socorros/transportes de feridos entre outros.

“Quando achamos que estamos no nosso limite, conseguimos realizar mais tarefas e descobrimos como somos capazes de superá-los. Também percebi que é fundamental manter a harmonia e união do grupo para que possamos realizar com sucesso as atividades”, ressalta a aluna do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), Alessana Carrijo Rosette, meteorologista.
OTen estagiário Cristian Haesbaert, cirurgião geral, lembra que a privação do sono não é fácil “a superação de limites é cada dia maior, pois somos treinados a agir e a pensar sob pressão”, ressalta Cristian.

A formatura dos oficiais do CAMAR/CADAR/CAFAR e do EAOEAR será realizada no dia 24 de maio. Após a conclusão do curso, os novos oficiais serão nomeados tenentes e designados para servir nas localidades escolhidas no ato da inscrição do concurso, obedecendo à classificação final obtida durante o curso de formação. Já o CFOE tem a duração de dois anos.

Saiba mais sobre o CIAAR

Assunto(s): , , ,