COMANDO

II COMAR tem novo comandante

Publicada em: 03/04/2013 13:20
Imprimir
Fonte: II COMAR

Foi realizada nesta terça-feira (02/4) a passagem de comando do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE). O Major-Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado passou o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Dutra Bastos, que deixará, em breve, o cargo de Diretor de Administração de Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença de autoridades militares e civis da região nordeste e foi presidida pelo Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Durante a solenidade militar, houve sobrevoo de aeronaves do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-2). O Esquadrão Pastor, como é conhecido, participou do evento com 100% de suas aeronaves. Antes da solenidade de transmissão do cargo foi descerrado o retrato do Major-Brigadeiro do Ar Pinto Machado na galeria de comandantes, no Salão Nobre do Quartel-General do II COMAR. A cerimônia contou com a presença dos Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

O Major-Brigadeiro do Ar Pinto Machado esteve à frente da organização desde abril de 2011, realizando ações em diversas áreas. Entre elas está a inserção do Programa Forças no Esporte dentro das atividades do II COMAR, um projeto que visa proporcionar aos jovens em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade de, por meio de práticas esportivas, serem socializados e inseridos numa realidade diferente da que vivem.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato destacou a importância das Bases Aéreas de Salvador, Natal, Fortaleza, Recife e do II COMAR, na operacionalidade da Força Aérea e sua contribuição ao desenvolvimento da região nordeste.

O II COMAR atua como coordenador das ações e atividades da Força Aérea em oito estados do nordeste do Brasil, da Bahia ao Piauí, além de exercer a função de representante do Comandante da Aeronáutica junto aos poderes constituídos desses estados.

Agora, o Major-Brigadeiro do Ar Pinto Machado seguirá para o Comando da Universidade da Força Aérea Brasileira (UNIFA), no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro.