FUMAÇA

Esquadrilha faz última demonstração internacional com aeronave T-27

Publicada em: 25/03/2013 15:39
Imprimir
Fonte: EDA

Emoção é a palavra que define a demonstração da Esquadrilha da Fumaça na capital da Guiana Inglesa, Georgetown, na tarde do último domingo (24). Em cima de carros ou de pedras na orla da praia, cada espectador providenciou a melhor maneira para acompanhar as acrobacias da equipe brasileira. O evento fez parte da comemoração dos 100 anos de aviação civil do país e marcou, também, a última demonstração com as aeronaves T-27 Tucano no exterior.

Milhares de pessoas prestigiaram as manobras dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB). “É a primeira vez que estou assistindo e amei. As manobras são bem radicais”, disse o motorista George Major. Encantada com as acrobacias, a dona de casa Darlene Silva, brasileira de Itaituba (PA), aproveitou a visita à Guiana para acompanhar a apresentação. “Estou arrepiada até agora com a manobra do avião em que o piloto simula cair lá do alto. Parece até que ele desligou o motor da aeronave”, falou, sorrindo. Ela explica que o sonho de seu filho é fazer parte da FAB. “Após vir esse show, vou incentivá-lo ainda mais a seguir a carreira. É muito linda”. Outro que quer ser aviador é Michel Roberts, de nove anos. “Gostaria muito de ser piloto. Depois do que vi, fiquei com mais vontade ainda”, conta.

Antes da demonstração, a equipe da Fumaça participou de um encontro em comemoração ao aniversário. Na ocasião, o diretor geral da Aviação Civil da Guiana, Zulficar Mohamed, elogiou a FAB. “Destaco a importância da indústria aeronáutica brasileira para o mundo. Espero que, no próximo centenário, nosso país possa buscar se desenvolver ainda mais na área da aviação, a exemplo do Brasil”, disse.

O presidente da Guiana, Donald Ramotar, agradeceu a presença do EDA no país. “Me lembro quando a Esquadrilha veio aqui em 2008 e foi um dia inesquecível para todos nós. Estou muito agradecido de poder contar, novamente, com a presença de vocês que vieram mostrar suas habilidades aeronáuticas”, disse.

Últimas apresentações
A partir de 1º de abril, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça ficarão suspensas, retomando suas atividades após o término do treinamento nas novas aeronaves A-29 Super Tucano. Após Guiana, a equipe ainda segue para demonstrações em cidades do Norte e Nordeste do Brasil.