ESPORTE

Base Aérea de Natal inicia atividades do PROFESP em 2013

Publicada em: 06/03/2013 14:22
Imprimir
Fonte: EMAER / BANT

A abertura das atividades do ano de 2013 do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na Base Aérea de Natal (BANT), foi realizada na manhã desta terça-feira (05/03) em uma cerimônia no Cine Navy. O objetivo da ação é atender 300 crianças e adolescentes carentes da cidade de Parnamirim (RN).

Após a apresentação do PROFESP e um resumo das atividades desenvolvidas em 2012, os coordenadores militares e os estagiários das universidades foram apresentados aos alunos. A Secretária de Educação e Cultura de Parnamirim, Wandilma Maria de Oliveira, e o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel aviador João Campos Ferreira Filho, falaram sobre a importância do projeto e o comprometimento das entidades participantes.

O programa desenvolvido pelos militares da BANT conta com a participação da Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim, da Universidade Potiguar (UnP), da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e da UNIFACEX, que disponibilizam estagiários dos cursos de educação física, pedagogia, psicologia e serviço social.

O projeto iniciou na BANT em 2009 com a participação de cem alunos. Atualmente, atende estudantes das escolas municipais Maria Fernandes Saraiva, João Gomes da Costa Neto e Manoel Machado, todas inseridas em área de vulnerabilidade social.

As ações também contribuem para a prevenção à marginalidade e estimulam a inclusão social através de práticas esportivas, atividades socioeconômicas e reforço escolar, promovendo o desenvolvimento psicossocial.

O PROFESP é uma iniciativa dos Ministério dos Esportes, em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Ministério da Defesa.