FUMAÇA

Esquadrão de Demonstração Aérea inicia demonstrações de 2013 em três estados diferentes

Publicada em: 05/03/2013 13:20
Imprimir
Fonte: EDA

As primeiras apresentações no ano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) foram marcadas pela emoção dos espectadores e da equipe da Fumaça. O público de cidades de três estados diferentes acompanhou a estreia de três pilotos do EDA.

A primeira demonstração aconteceu no dia primeiro de março na cidade de Nova Andradina (MS) em um evento cívico da cidade. Já as estreias dos pilotos recém-chegados ao EDA começaram no dia dois de março, em Ouro Fino (MG), com o Tenente Thiago Romeiro Capuchinho. “A primeira demonstração, naturalmente, já possui uma importância ímpar para qualquer piloto estreante. O fato de ter ocorrido no meu estado natal, sobretudo em Ouro Fino, cidade onde eu passava no retorno à minha casa, na época em que eu era cadete da Academia da Força Aérea (AFA), é mais emocionante ainda”, salientou o novo número 2 do EDA. No dia da apresentação no estado mineiro, a costureira Janaina Barbosa elogiou: “Foi muito bom o espetáculo. Eu adorei o voo de dorso das aeronaves”.

No dia seguinte, 3 de março, os pilotos estreantes foram o Capitão Ubirajara Pereira Costa Júnior, número 3, e o Capitão Daniel Garcia Pereira, número 6, em uma demonstração que encerrou a programação de aniversário de 403 anos da cidade de Itu. O Capitão Costa comentou a emoção do momento. “Foi extremamente gratificante poder representar bem o EDA para muitos espectadores e fazer parte, definitivamente, da equipe da Fumaça”, afirmou. E o Capitão Garcia também ressaltou: “foi um sonho que se tornou realidade voar com a equipe da Esquadrilha”. Após assistir à apresentação na cidade de Itu (SP), o estudante Hugo Henrique Vieira, de 17 anos, revelou seu fascínio com a Fumaça. “Quase chorei na hora do coração. É inexplicável ver as manobras”, afirmou.