MÊS DA ASA

Círculo Militar de São Paulo presta homenagem à FAB

Publicada em: 01/11/2012 11:09
Imprimir
Fonte: IV COMAR

O Círculo Militar de São Paulo (CMSP), clube social de convivência e eventos da Polícia Militar de São Paulo, prestou uma homenagem à Força Aérea Brasileira pelas comemorações do Mês da Asa, na quarta-feira (17/10).

A homenagem é um reconhecimento da Polícia Militar pela atuação da FAB no Estado e ao Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, patrono da Força Aérea, que este ano completou 139 anos do seu nascimento.

Como acontece todos os anos na homenagem que o CMSP presta à FAB, um personagem, seja civil ou militar, é convidado para proferir uma palestra temática sobre história e fatos ligados à aviação brasileira. Neste ano, a jornalista e escritora Lucita Briza foi a convidada. Na  apresentação, ela falou sobre a história da aviação dentro de uma perspectiva da participação da mulher, mais especificamente, da primeira aviadora brasileira, Ada Rogato.

Paulistana, nascida em 1920, Ada Rogato foi uma mulher que quebrou alguns paradigmas na área do voo:  foi a primeira mulher da América do Sul a obter brevê e a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico.

A Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP), regida pelo Maestro 1° Tenente Músico Moises de Sousa Ferreira, fez uma apresentação que incluiu compositores como Tchaikovsky e  Johnann Straus. Os músicos militares também prestaram uma homenagem especial aos brasileiros Luiz Gonzaga e Tim Maia. 

A apresentação musical foi encerrada pela pianista Eudóxia de Barros, importante figura da música erudita do Brasil.