ÁGATA 6 (VÍDEO)

Ministro da Defesa elogia integração das Forças Armadas

Publicada em: 19/10/2012 19:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, elogiou o trabalho conjunto realizado pela Marinha, Exército e Força Aérea durante a Operação Ágata 6. O Ministro visitou as unidades militares participantes e conheceu os resultados das ações das Forças Armadas durante a operação, como uso de novos meios tecnológicos, apreensões e ações cívico-sociais.

Segundo Celso Amorim, a cada nova edição, a Ágata tem sido mais eficiente. “Nesta edição, pudemos ver a interoperabilidade entre as três Forcas Armadas, cada vez mais bem coordenada. Um exemplo é o Comando Logístico único”, disse.

A Operação Ágata faz parte do Plano Estratégico de Fronteira da Presidência da República e tem como objetivo dissuadir a prática dos crimes organizados na fronteira. De acordo com o Ministro, a operação tem um impacto muito forte, principalmente pela presença expressiva das Forças Armadas. “Poucas pessoas sabem que o Brasil tem uma das maiores fronteiras terrestres do mundo. São dez países na fronteira. Por isso, essa presença é tão importante”, afirmou.

“Ao lado do aspecto repressor, que é indispensável, há também o aspecto de cooperação, de chegar até a população e levar aquilo que ela precisa em matéria de saúde e educação”, comentou, ao ser informado das diversas ações cívico-sociais e culturais promovidas durante a Ágata 6.

Para o Ministro, a operação promove também a capacidade de mobilização das Forças e também de agências que atuam na área de fronteira, como a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, entre outras. Segundo ele, “todas as ações somadas contribuem para que as operações sejam cada vez mais eficientes”.

“Eu vejo a alegria dos componentes das Forças de participar desse esforço, porque essa é uma operação real, não é um mero treino. Acho que foi uma operação muito bem sucedida. Faremos mais operações Ágata, e elas serão cada vez melhores”, finalizou.