ÁGATA 5

Força Aérea emprega Bandeirante Modernizado a partir de Maringá

Publicada em: 14/08/2012 11:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Sistemas de refrigeração, mecânico e hidráulico novos e uma moderna concepção de navegação e comunicação estão entre as características do C-95BM Bandeirante empregado pela Força Aérea Brasileira na quinta edição da Ágata. A aeronave de fabricação nacional voa pelo Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA – Pégaso) e está operando a partir de Maringá (PR). Na operação, realiza missões de transporte de pessoal e em apoio à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Dentro da Ágata 5, também fazemos missões de misericórdia, para transporte de médicos e dentistas até comunidades carentes onde são realizadas ações cívico sociais. Além disso, estamos prontos evacuações aeromédicas em caso de algum acidente ou incidente com aeronaves”, explica o 1º Tenente Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida.

Segundo o Tenente Almeida, o avião ainda pode cumprir missões de transporte aéreo logístico, lançamento de paraquedistas e infiltração e exfiltração aéreas. Possui velocidade de cruzeiro de 350 quilômetros por hora.

O Bandeirante passou por um processo de modernização, foi equipado com novos aviônicos e, em dezembro de 2011, já estava voando. A modernização, associada ao correto gerenciamento do programa, garantirá a operação da aeronave por mais 20 anos na FAB.