ÁGATA 5
FAB e ANAC realizam inspeção em Umuarama e Toledo
Os aeródromos de Umuarama e Toledo, ambos no Paraná, foram inspecionados hoje (08/08) dentro da Operação Ágata 5. Uma equipe, com inspetores de aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), checou a documentação de pilotos e realizou fiscalização nas aeronaves e na infra-estrutura dos aeródromos das duas cidades.
“Este tipo de atividade é chamada de rampa. Nela, temos a oportunidade de ver o cumprimento de itens de inspeção, a documentação obrigatória da tripulação e a que a aeronave tem que levar a bordo, além dos registros de manutenção”, explica o inspetor da ANAC, Marcus Vinícius Gerlach.
No aeródromo de Toledo foi constatado que um piloto não portava a documentação necessária. Segundo o inspetor, esse tipo de irregularidade está entra as mais registradas nessas fiscalizações. Conforme ele afirma, a falta do registro de manutenção e aeronaves com inspeções vencidas também estão os delitos mais comuns.
“O êxito da operação não é pegar irregularidades e sim divulgar a fiscalização para que as pessoas andem com a documentação regularizada, com as aeronaves vistoriadas e com manutenção em dia”, destaca coordenador da missão, Tenente-Coronel Aviador Marcos Lima Bastos. Ele explica que esse trabalho contribui para o aumento da segurança operacional.