ESTÁGIO

Aspirantes Intendentes conhecem dinâmica logística da COMARA

Publicada em: 13/07/2012 14:11
Imprimir
Fonte: COMARA

Um grupo com 36 aspirantes intendentes de todo o Brasil visitou na semana passada a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, sediada em Belém. A visita faz parte da programação do Estágio Prático para Aspirantes-à-Oficial Intendente (EPAINT), realizado na Diretoria de Intendência (DIRINT), de março a agosto com os militares recém-formados na especialidade pela Academia da Força Aérea (AFA).

O EPAINT é uma atividade sistêmica coordenada pela Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE) e o seu fim específico é complementar, de modo essencialmente prático, a formação acadêmica recebida na AFA. O aprendizado acontece no ambiente de diversas Organizações Militares da Aeronáutica, onde os futuros oficiais têm contato com as diversas áreas geridas pelo Intendente.
O estágio é realizado, na maior parte do tempo, na cidade do Rio de Janeiro por ser uma localidade que possui 16 unidades gestoras executoras.

Durante o período de treinamento, o estagiário compreende como ocorre a execução dos diversos processos da área, além de inteirar-se dos processos de tomada de decisão, gestão de equipes, liderança e avaliação de desempenho, próprios ao nível dos cargos que poderá assumir depois de concluído o EPAINT.

A visita à COMARA como parte do estágio acontece desde 2006. Ela foi incluída na programação por se tratar de uma Organização Militar que, no universo de atividades atribuídas à Intendência, é referência na área logística por ser uma instituição que trabalha prevendo diferenciadas características sazonais e meteorológicas, grandes distâncias e dificuldade de acesso.

A comitiva visitou ainda o Porto Fluvial Brucutu, de onde saem balsas e empurradores que levam os insumos utilizados nas obras da Força Aérea Brasileira em que a COMARA atua.