CARREIRA

Cadetes da AFA recebem espadim

Publicada em: 06/07/2012 18:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea


Na manhã desta sexta-feira (6/7), 194 Cadetes participaram da Cerimônia Militar de Entrega de Espadins, realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. A entrega do espadim é um marco para o Cadete, já que representa o início da carreira como Oficial da Força Aérea Brasileira. É o primeiro passo dado por jovens que sonham se tornar aviadores, intendentes ou infantes.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, teve a presença do Brigadeiro-do-Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Comandante da AFA, além de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos.

O Comandante da Aeronáutica, em seu discurso, disse que os jovens Cadetes estão passando por um momento que vai marcar suas carreiras. “Para mim, testemunhar um ato tão significativo como a entrega do espadim, faz aflorar na memória lembranças de gloriosos momentos: as grandes amizades e o forte espírito de corpo. Isso me desperta o saudosismo de uma época áurea, rodeada de vitórias e alegrias”, disse.

Ao todo, 194 Cadetes da turma Kratos receberam o espadim. Desse total, 159 são aviadores, 22 intendentes e 13 infantes.  Um Cadete da República Dominicana e dois do Peru também receberam o espadim. A turma conta com 21 mulheres. Uma delas é Amanda Moura, que ingressou na AFA no curso de Intendência. Ela disse estar vivendo um momento especial. “Receber o espadim é fantástico. Só nós sabemos o que passamos nos últimos seis meses. Nossa turma é muito unida, todos estão muito emocionados. Espero poder aproveitar ao máximo esses quatro anos de curso”, contou.

Segundo o comandante da tropa, Capitão-Aviador Allan Domingues, ao ingressar na AFA, o cadete tem um primeiro semestre bastante atribulado. "Ele passa pelo estágio de adaptação, salto de paraquedas, exercício de campanha, além de uma competição interna. Tudo isso somado às atividades acadêmicas, com instruções de doutrina e do campo militar. Então, a entrega do espadim é o coroamento dessa etapa inicial, tornando o jovem, de fato, um cadete”, explicou.

Durante o estágio de adaptação, os próprios cadetes escolhem o nome da turma e compõem o grito de guerra. Kratos, na mitologia grega, é a personificação do poder, representando a dominação, a força física e a soberania. Após um semestre de intensa preparação, o Cadete do primeiro ano da AFA recebe o espadim, seu símbolo maior, que representa o comando e a nobreza, marcando o início de uma carreira repleta de desafios a serem vencidos rumo ao oficialato.

Ao fim da cerimônia, os Cadetes e familiares puderam conferir uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça. O público vibrou com as manobras, que terminaram com um coração desenhado no céu em homenagem a jovem turma Kratos.

Confira abaixo entrevista com o Comandante da AFA, Brigadeiro-do-Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.