EDUCAÇAO MILITAR

Seminário na Escola de Especialistas reúne educadores de todo o País

Publicada em: 28/06/2012 15:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) promove a partir desta quinta-feira, 28, em Guaratinguetá (SP), o primeiro seminário sobre educação militar. Mais de 300 profissionais da área debatem formação ética, transmissão de valores no processo ensino-aprendizagem, estratégias de ensino e o papel do instrutor como educador. “É uma oportunidade de aprofundar o diálogo com todas as instituições de ensino da FAB e aperfeiçoarmos o desempenho da nossa formação”, diz o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Além de palestras com autores de livros pedagógicos, psicólogos e educadores experientes de renome, o encontro também promove até esta sexta-feira (29/6) oficinas, workshops e dinâmicas de grupo. As conferências estão sendo transmitidas on line para todas as escolas da Força Aérea – AFA, UNIFA, CIAAR E EPCAR.

Para a idealizadora do encontro, Tenente Pedagoga Érika Stancolaviche Veiga, o seminário, que tem como tema “Desafios e Competências da Educação Militar”, favorece a troca de experiências, a aprendizagem, e sobretudo o trabalho em equipe. “O trabalho em equipe significa somar habilidades, qualidades e competências”, define a especialista em educação.

Depois da abertura oficial do evento, realizada pelo Comandante da EEAR, professores e instrutores participaram da primeira série de palestras, uma delas de um representante do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS). O Tenente Coronel de Infantaria Ricardo Hebmüller falou sobre o instrutor e o ensino dos valores militares.

“Além da formação técnica especializada, o aluno militar é preparado para atividades que o leva a superar limites e a criar laços de cooperação e camaradagem com seus companheiros”, enfatizou o professor.