BUSCA E RESGATE

No Rio de Janeiro, Esquadrão Puma realiza treinamento de resgate no mar

Publicada em: 11/06/2012 10:42
Imprimir
Fonte: 3º/8º GAV

Entre os dias 22 de maio e 8 de junho de 2012, o Esquadrão Puma (3º/8º GAV) realizou na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, região dos Lagos do Rio de Janeiro, o Exercício PABEFI XXI. As tripulações do esquadrão treinaram procedimentos do método inglês de içamento, mais conhecido como "Kapoff". Este método preconiza a execução de fraseologia e circuitos de tráfego específicos, com a finalidade de retrair o sobrevivente, por meio de alça de salvamento ou maca, reduzindo, sobremaneira, o tempo do socorro e a exposição da aeronave, equipe de resgate e sobrevivente.

As missões realizadas visam ao aprimoramento dos métodos de busca e resgate da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizados em acidentes no mar e na terra ou em catástrofes naturais, como nas enchentes de Santa Catarina, em 2008, e nos desabamentos da Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011. O sucesso de uma operação de resgate depende da qualificação operacional e do entrosamento das equipagens. “Em todos os circuitos de tráfego, precisamos seguir as orientações de nossos tripulantes. Eles são decisivos para o sucesso da missão”, explica o Tenente-Aviador Carlos Henrique Santos, oficial de comunicação social do 3º/8º GAV.

Durante o exercício, 110 militares participaram do treinamento, do 3°/8° GAV, da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), do Batalhão de Infantaria de Aeronática Especial dos Afonsos (BINFAE-AF), do SALVAERO-MN e da Segunda Força Aérea (II FAE) e concluíram seus programas de formação, manutenção e elevação operacional, perfazendo um total de 95 missões.

Leia mais:

http://gotadaguanoticias.com.br/?p=7386  

http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=26569