HCAMP

Médicos da FAB atendem população de BH

Publicada em: 08/05/2012 09:56
Imprimir
Fonte: CIAAR

Profissionais de saúde que realizam a adaptação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) atenderam 901 pessoas somente no primeiro dia de funcionamento (7/05) do Hospital de Campanha, instalado em Belo Horizonte - Foram distribuídos quase 11 mil medicamentos e realizados 49 exames (raio-x e exames de laboratório).

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da capital, pelo quarto ano consecutivo, a expectativa é atender até sexta-feira (11) cerca de 4 mil pessoas nas especialidades de cardiologia, clínica médica, angiologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia clínica, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, reumatologia, além de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e exames de ultrassom. O HCAMP também oferece atendimento odontológicos para adultos e crianças.

Para o tenente-estagiário Alexandre Oliveira e Silva, da especialidade de Radiologia Odontológica, atuar no HCAMP é muito gratificante. “Aqui temos contato direto com a população e entendemos que a missão da FAB é muito mais do que manter a soberania do espaço aéreo. Aqui, temos oportunidade de cuidar de pessoas”, ressalta Alexandre.

Com 106 anos de idade, Antônio Cardoso, morador da regional norte, foi ao HCAMP acompanhado da filha, Analdi Alves Lopes. “Os médicos são muito educados e atenciosos. O atendimento é excelente”, disse  Antônio, que consultou com o urologista e realizou um raio x. A filha dele ressaltou que ela e o pai ficaram impressionados com a estrutura do hospital. “Conseguimos resolver tudo de uma vez só, consultamos, fizemos os exames e já vamos voltar para casa com os medicamentos na mão”, disse Analdi.

Após o atendimento nas clínicas do HCAMP, os pacientes que necessitarem de continuidade no tratamento serão encaminhados para os as unidades da rede municipal de saúde da capital. 

O Hospital de Campanha Fluvial da FAB também está em atividade até 11 de maio, no Estado do Amazonas, fazendo atendimentos nas cidades ribeirinhas de Moura e Barcellos em uma estrutura pioneira, montada em balsas.

 

 

 

Saiba mais

O HCAMP é instalado anualmente na capital mineira para o treinamento militar de médicos, dentistas e farmacêuticos que realizam  curso de adaptação  no CIAAR, após a aprovação em concurso público para ingresso na FAB. Com o objetivo de capacitar os futuros oficiais para o atendimento médico-odontológico em situações de calamidade e catástrofes, o HCAMP proporciona atendimento gratuito à população.

Assunto(s): , , ,