EVENTO- Psicólogas do SERIPA realizam encontro em Brasília

Publicada em: 23/04/2012 10:15
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou, nos dias 16 e 17 de abril, em Brasília, o primeiro encontro com psicólogas dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA). As profissionais se reuniram para discutir as diretrizes do trabalho que será desenvolvido pela Assessoria de Fatores Humanos, incluído recentemente no Regimento Interno do CENIPA.

Para a chefe da assessoria, Tenente-Coronel Laura Suely Cavalcante Marcolino da Silva, no encontro, foi discutida a forma de atuação da nova assessoria no contexto da prevenção e da investigação de acidentes aeronáuticos. Além disso, na pauta dos debates foram discutidos temas como a atualização das normas do SIPAER, o processo de formação e a capacitação dos técnicos de segurança de voo.

“O Spark, um canal de comunicação online, será implantado para facilitar o contato dos Serviços Regionais com o CENIPA. Com a nova ferramenta de comunicação será possível questionar e obter respostas em tempo real. O resultado será um trabalho cada vez mais integrado”, afirma a Tenente Coronel Laura.

A criação da Assessoria de Fatores Humanos vai permitir o planejamento e a execução do trabalho da psicologia na prevenção de acidentes. A psicóloga Vanessa Vieira Dias, que atua na área de investigação do fator humano desde 2003, considera a nova Assessoria símbolo de fortalecimento do trabalho da psicologia do SIPAER.

O grupo de trabalho reúne oito psicólogas sendo três no CENIPA e as demais com atuação nos serviços regionais em Porto Alegre, Belém, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. A representante do SERIPA V, Tenente-Coronel Rosana Bauer, explica que “uma atuação planejada da psicologia evidenciará os comportamentos humanos e as decisões que influenciaram na ocorrência de determinado acidente”.

 

Assunto(s): , ,