COMUNICAÇÃO

Alunos do Curso para Jornalistas em Áreas de Conflito visitam Esquadrão Puma

Publicada em: 13/04/2012 10:04
Imprimir
Fonte: 3°/8° GAV

A Base Aérea dos Afonsos (BAAF) recebeu (12/04) a visita de uma comitiva do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), formada por 32 jornalistas que participam do Curso de Preparação para Jornalistas em Áreas de Conflito realizado pelo Exército.

O curso destina-se à preparação de profissionais da mídia, para exercerem suas funções em ambientes hostis. No Curso, o aluno aprende a identificar situações de risco, adotar procedimentos de segurança, identificar direitos, deveres, imunidades e fatores de estresse, relativos ao desempenho de seu trabalho jornalístico, sob condições adversas.

Os jornlistas visitaram o Esquadrão Puma (3º/8º GAV), sediado na BAAF. Por ser um Esquadrão operacional, com experiência em situações reais de resgate, o esquadrão foi convidado a ministrar uma palestra sobre as particularidades do uso da aeronave de asas rotativas como plataforma em situações de combate, busca e resgate (SAR) e resgate em combate (CSAR), além dos procedimentos de segurança e de emergência a serem executados por passageiros a bordo de helicópteros.

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel-Aviador Sylvio Malheiro Junior, ressaltou a importância da proximidade da mídia com as Forças Armadas, para que o público tenha conhecimento do nobre trabalho desempenhado pela Força Aérea e pelos militares brasileiros.