TRÁFEGO AÉREO

Aeroporto de Angra dos Reis (RJ) recebe reforço no verão

Publicada em: 05/03/2012 11:53
Imprimir
Fonte: DECEA

Há mais de 15 anos, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) presta apoio ao aeródromo de Angra dos Reis (SBAG) na “Operação Verão”, inicialmente sob a coordenação do extinto Serviço Regional de Proteção ao Voo do Rio de Janeiro (SRPV-RJ) e após 2006 pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

A “Operação Verão” consiste no deslocamento de especialistas nas áreas de Eletrônica, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Serviço de Informações Aeronáuticas, pertencentes ao efetivo do SRPV-SP, para o aeródromo de Angra dos Reis, a fim de assumirem as operações do espaço aéreo próximo a cidade e na pista do movimentado aeroporto que, além de ter como característica o intenso tráfego, opera aeronaves de asas fixas e rotativas de diversas performances – de ultraleves até pequenos jatos executivos. A última operação teve seu início em meados de dezembro de 2011.

Na semana antes do Carnaval, no dia 16 de janeiro, ocorreram na localidade 109 decolagens, 88 pousos e 13 cruzamentos, totalizando 210 movimentos compreendidos entre as 7h30 e 19h36. No sábado (17/2), o movimento também foi intenso porém, concentrado principalmente entre as 12h e 12h53 sobrecarregando, inclusive, o espaço em solo para estacionamento das aeronaves. A movimentação, entretanto, continuou com a saída de diversas aeronaves, totalizando neste dia 178 movimentos, sendo 67 decolagens, 95 pousos e 16 cruzamentos. A quarta-feira de cinzas se manteve nos mesmos parâmetros de sexta-feira.

Embora em dados absolutos a quantidade de movimentos possa parecer pequena, as características do terreno tornam a operação mais complexa, fazendo com que a atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo e dos Operadores de Estação Aeronáutica, bem como dos Operadores de Sala AIS, dos Meteorologistas e dos Técnicos em Eletrônica, seja de suma importância para a operação.