Helicóptero da FAB combate incêndio no Parque Nacional de Itatiaia
Uma aeronave H-34 Super Puma, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV), foi acionada para prestar apoio no combate ao incêndio no Parque Nacional de Itatiaia, ao norte da cidade de Itatiaia (RJ). Por se tratar de uma área remota e florestal, o acesso terrestre aos focos do incêndio era de extrema dificuldade.
Durante a operação foram transportados 252 passageiros e 1,85 toneladas de carga. Antes da chegada da Força Aérea Brasileira, os deslocamentos por terra duravam entre quatro e cinco horas e parte era realizada a pé. Com a chegada do helicóptero, o tempo foi reduzido para até 15 minutos, o que facilitou os trabalhos de combate ao incêndio.
A missão diária da tripulação era transportar em torno de cem brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) para o local mais próximo possível dos focos de incêndio. O 3º/8º GAV também prestou apoio logístico, transportando material para combater o incêndio e alimentação para os brigadistas.
A missão foi acionada no dia 7 de setembro de 2011, feriado nacional alusivo ao dia da Independência do Brasil, por volta das 11h. No dia 10 de setembro, o Super Puma retornou à Base Aérea dos Afonsos, partindo de Guaratinguetá, localidade utilizada como base de apoio para o abastecimento da aeronave e pernoite da tripulação.
O Parque Nacional de Itatiaia está situado na Serra da Mantiqueira. Criado em 1937, é o primeiro e mais antigo parque nacional brasileiro, com uma área total de 30 mil hectares. Possui vegetação tropical e espécies endêmicas nas partes altas - campos de altitude -, além de 294 espécies de pássaros, 67 de mamíferos e 2.257 de insetos e aranhas. Abriga, ainda, a nascente mais alta do país, a do Rio Ariuruoca, além de outras como do Rio Campo Belo, Preto, Bonito e Grande.