JOGOS MUNDIAIS MILITARES

FAB leva delegações africanas para casa

Publicado: 2011-07-25 16:49:00

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram na manhã desta segunda-feira (25) para levar as delegações de 27 países africanos participantes do Jogos Mundiais de volta para casa. Um KC-137 (Boeing 707) partiu para Camarões e Mali com 136 passageiros, enquanto outra aeronave seguiu para a rota Angola, Quênia e África do Sul, levando 129 pessoas. “Espero que as delegações possam voltar satisfeitas pela viagem que fizeram ao Brasil”, afirma o Major Aviador Washington de Souza, piloto da aeronave que vai para Camarões.

Os dois voos fazem parte do plano de transporte solidário dos 5º Jogos Mundiais Militares, que reuniu esforços do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América com o objetivo de garantir que todos os 110 países inscritos participassem da competição.

O corredor da Namíbia Basilius Karupa, 27 anos, gostou de sua participação nos Jogos Mundiais. Ele chegou à semi-final nos 400 metros rasos marcando o tempo de 47 segundos e 48 centésimos. “Foi muito bom poder participar dos jogos, se não houvesse esse transporte da Africa do Sul para o Brasil eu certamente não estaria aqui”, disse Karupa. 

O Juiz de Boxe da Zâmbia, Moses Ngandu, foi o árbitro de várias lutas durante os Jogos da Paz. “A competição teve um nível muito alto e isso nos ofereceu muita experiência, mas, além disso, eu adorei conhecer o Rio de Janeiro no meu tempo livre. As pessoas daqui são maravilhosas”, concluiu Ngandu.