JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Força Aérea Brasileira oferece refeição especial

Publicado: 2011-07-23 11:58:00

Nos 5º Jogos Mundiais Militares, que estão em sua fase final no Rio de Janeiro (RJ), a Força Aérea Brasileira forneceu (FAB) alimentação para duas localidades onde ocorreram diversas competições, o Parque Aquático Maria Lenk e o HSBC Arena.


O modo de preparo dos alimentos para servir atletas e pessoal envolvido no trabalho é o mesmo empregado em operações de ajuda humanitária da FAB. Foram servidas cerca de 45 mil refeições, entre café, almoço e jantar. 84 pessoas trabalharam em três turnos diários para atender apenas essas localidades. A Central de Produção de Alimentos da Base Aérea do Galeão produziu as refeições, que tiveram como destino final a Unidade Celular de Intendência (UCI), no Recreio dos Bandeirantes. Essa Central de Produção utilizou um sistema conhecido como “Cook Chill”, desenvolvido pela Nasa (Agência Espacial Americana) em que o alimento é temperado e aquecido a 200 graus Celsius.


Após passar por esta etapa, o alimento é embalado a vácuo e colocado em um ultra-congelador por impacto a 4 graus Celsius. Desta forma, é possível que o alimento congelado seja regenerado em qualquer local, como ocorreu na missão de apoio às enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, no início deste ano. “É possível manter a qualidade, o sabor, consistência, textura e valores nutricionais das refeições originais. Desde o momento em que o alimento chega à Base Aérea fazemos o controle de temperatura, aspectos físicos e de coloração e o alimento é armazenado de acordo com suas características”, explicou o Chefe da Seção de Subsistência da Base Aérea do Galeão, Tenente Intendente Luiz Felipe Carreira Marques. Segundo o oficial, a Central trabalha com cerca de três mil refeições por dia, atendendo, além da Base Aérea do Galeão, o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro (DARJ) e a Prefeitura de Aeronáutica do Galeão.


Certificação


O primeiro Serviço de Subsistência das Forças Armadas a receber a Certificação ISO 22.000 foi o da Base Aérea do Galeão, por meio da Central de Produção de Alimentos, concedida no dia 19 de janeiro de 2011. Nela são definidas práticas de planejamento a serem seguidas a fim de que a gestão do sistema de segurança alimentar ocorra de forma eficaz, envolvendo desde a cadeia de fornecedores até o resultado final, com a chegada do alimento ao consumidor. A Certificação da Segurança Alimentar é concedida pela International Organization for Standardization (ISO) 22.000.