JOGOS MUNDIAIS MILITARES
Pratas da casa representam a FAB nos Jogos Mundiais Militares
Um dos destaques dos 5º Jogos Mundiais Militares são os esportes considerados tipicamente militares. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem representantes em quase todas essas modalidades: tiro esportivo, orientação, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico e paraquedismo.
A maioria dos atletas da FAB teve contato com os esportes quando eram alunos na Academia da Força Aérea (AFA) - que forma os oficiais de Intendência, Aviação ou Infantaria - ou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - onde estudam os futuros sargentos da FAB. Saiba mais sobre as profissões da FAB.
As damas do tiro de carabina, as Tenentes Intendente Raquel Teresa de Souza Gomes, Cristina Badaró Baptista de Mello e Roberta Luz Cabo de Almeida tiveram o primeiro contato com o esporte na Academia da Força Aérea. Logo no primeiro ano da AFA os alunos escolhem uma atividade esportiva para participar ao longo dos quatro anos de estudo. Conheça os atletas da FAB
“Eu me interessei pelo esporte na AFA. Participei de seletivas quando estava no primeiro ano e fui escolhida no segundo ano”, disse a Tenente Raquel.
Da mesma turma que Raquel, a Tenente Cristina começou na esgrima. No 2º ano na Academia, trocou o esporte pelo tiro esportivo.
“Eu tinha mais habilidade com o fuzil do que com a pistola. Por isso, eu escolhi a carabina”, conta Cristina.
O Tenente Aviador André Kuroswski começou no triátlon ainda mais cedo: na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Já na AFA, escolheu o pentatlo militar e, um ano depois de formado, passou para o pentatlo aeronáutico.
A FAB também tem representantes que estudaram na Escola de Especialistas de Aeronáutica: o Sargento Luciano Portela, da Seleção Brasileira Militar de Futebol, a Sargento Cássia Bahiense, paraquedista, e as atletas da orientação, Sargento Wilma Barbosa de Souza e Sargento Soraya Gonçalves Cabral.
"Eu iniciei minha carreira de atleta no curso de formação da Escola de Especialistas, em 2005, e participei das Olimpíadas do Corpo de Alunos, quando fui campeã individual e por equipe na modalidade de corrida de orientação, bem como campeã de atletismo, no rezevezamento 4X100. No ano seguinte, conquistei uma vaga de titular na equipe de orientação da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA)", revela a Sargento Soraya.
Conheça as escolas da FAB
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) fica na cidade de Guaratinguetá (SP). Todos os anos, cerca de 1000 jovens passam pelos portões da escola para cumprir de seis meses a dois anos de formação no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento ou no Curso de Formação de Sargentos. O candidato deve ter o segundo grau completo ou o segundo grau técnico, de acordo com a especialidade escolhida.
Os oficiais da FAB, seja de Infantaria, Intendência ou Aviação, são formados pela Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP). O curso tem duração de quatro anos. Os interessados em seguir a carreira precisam ter o segundo grau completo para prestar o concurso.
Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na cidade de Barbacena (MG), os alunos têm a opção de fazer o segundo grau com formação militar numa das melhores instituições de ensino do país, de acordo com o Ministério da Educação.