PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 7629 > JOGOS MUNDIAIS MILITARES EQUIPE FEMININA DE PENTATLO MILITAR TEM CHANCES DE MEDALHAS

JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Equipe feminina de pentatlo militar tem chances de medalhas

Publicado: 2011-07-17 22:16:00

O Brasil é um dos favoritos ao lugar mais alto do pódio nos 5º Jogos Mundiais Militares com a equipe feminina de pentatlo militar. Em um esporte tipicamente masculino, as brasileiras chegaram perto do ouro em duas competições importantes este ano. As meninas foram vice-campeãs na 6ª Copa Internacional de Pentatlo Militar e no Campeonato Nórdico. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem uma representante nesta equipe de grandes conquistas: a Tenente Intendente Mellina dos Santos Ferreira Barbosa. 

A atleta explica que, para chegar a bons resultados no pentatlo militar, o atleta tem de treinar muito, já que precisa de muita resistência e força física para vencer nas provas de tiro de fuzil 200 metros, na pista de pentatlo militar, na natação utilitária com obstáculo, no lançamento de granada ou no cross country (corrida 4 km). Mellina comemora a entrada das mulheres no esporte, que só aconteceu em 1991.

“Treinamos de forma integral para os Jogos na Academia das Agulhas Negras (AMAN). É um esporte diferente e exige muito do físico. O pentatlo fica melhor ainda com as mulheres participando e conseguindo bons resultados”, explica.

Na última edição dos Jogos Mundiais Militares, na Índia, a equipe brasileira ficou em 5º lugar geral, e na 6ª Copa Internacional de Pentatlo Militar, realizada em maio deste ano, na Itália, as brasileiras ficaram em segundo lugar, atrás apenas das italianas. As meninas do Brasil também conquistaram a medalha de prata no Campeonato Nórdico, em junho deste ano. O ouro foi para a equipe da Rússia.

“As seleções mais fortes são as da China, da Rússia e da Coréia, mas acredito que tenhamos chances de medalhas”, destaca Mellina.

O Brasil tem dez medalhas em disputa nos Jogos Mundiais Militares: três no masculino, três no feminino, uma por equipe no masculino, uma por equipe no feminino, uma no revezamento masculino e uma no revezamento feminino.

Sobre a atleta

Atleta de pentatlo militar desde o 2º ano da Academia da Força Aérea (AFA), a Tenente Mellina não pensou em praticar outro esporte. Ela participou da etapa do ano passado do Campeonato Europeu de Pentatlo Militar, na Áustria, quando a equipe conquistou o 5º lugar, e do Campeonato Mundial de Pentatlo Militar, na Holanda, quando as meninas do Brasil saíram com o 6º lugar geral. Mellina também participou da equipe que foi vice-campeã este ano na 6ª Copa Internacional de Pentatlo Militar e no Campeonato Nórdico.

Pentatlo militar nos Jogos

As provas do pentatlo militar serão disputadas entre os dias 17 e 23 de julho. A prova de tiro está marcada para o primeiro dia de competição, a pista de obstáculos, no segundo, a natação utilitária, no terceiro, o lançamento de granada no quarto dia e, no quinto, o cross country (corrida de 4 km). O revezamento vai ser realizado na pista de obstáculos.