ORDEM DO DIA ALUSIVA AO DIA DO BOMBEIRO

Publicado: 2011-07-01 17:06:00

No calendário cultural brasileiro, o dia 2 de julho é consagrado, de modo justo e merecido, como o dia do Bombeiro. Mais que uma simples data comemorativa, representa um momento para realçar e homenagear aquele cuja missão solidária traduz o seu lema de vida.

Nos primórdios da civilização, foram os hebreus e os gregos que criaram os primeiros Vigias Noturnos encarregados de efetuar rondas e dar alarmes em caso de fogo e combatê-lo.Na antiga Roma, em 27 A.C, este serviço foi conservado e desenvolvido, havendo documentação histórica do primeiro Corpo de Bombeiros organizado e estruturado.

No Brasil, a arte de apagar incêndios chegou com os portugueses, que traziam, em suas embarcações, os marinheiros denominados “Vigias do Fogo”, com a missão de realizar o combate nos incêndios de naus e caravelas. Antes da criação de um Corpo de Bombeiros, o serviço de extinção de incêndios, no Rio de Janeiro, era realizado por seções dos Arsenais de Guerra da Marinha, da Casa de Correção e da Repartição de Obras Públicas. Quando havia um incêndio na cidade, os bombeiros eram avisados por três disparos de canhão, partidos do morro do Castelo, e por toques de sinos da igreja de São Francisco de Paula, correspondendo o números de badaladas ao número da freguesia onde se verificava o sinistro.

Historicamente, ressaltamos que foi durante o Segundo Império, quando numa visão empreendedora para a época, o Imperador D. Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, depois da eclosão de diversos incêndios de proporções consideráveis para a época e a sucessão de incêndios no Teatro São João, atual João Caetano (1824, 1851 e 1856), assinou o Decreto Imperial No 1.775, que criava, pela primeira vez no Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Nascia, por meio deste ato, a Profissão de Bombeiro.

Oficializando a importância dos nobres Bombeiros, por decreto do então Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, desde 1954, o dia 02 de julho passou a ser dedicado a homenagear o Bombeiro brasileiro, cuja coragem diante do fogo para prestar socorro externa o respeito e a admiração de todos. Em 1967, foi criado o Serviço de Contraincêndio da Aeronáutica. Em 1980, foi instituído o Sistema de Contraincêndio da Aeronáutica e outorgadas à Diretoria de Engenharia da Aeronáutica as prerrogativas de Órgão Central.

A dinâmica da evolução tecnológica, o crescimento do tráfego aéreo, a complexidade e a abrangência da atividade de prevenção, salvamento e combate a incêndio, a necessidade premente de especialização e a responsabilidade inerente à atividade conferem ao Órgão Central do Sistema de Contraincêndio posicionar-se na vanguarda de uma gestão eficiente, não só provendo a modernização de equipamentos e materiais especializados, mas, sobretudo, dando especial atenção à formação e qualificação continuada ao elo mais importante do sistema - o Bombeiro da Aeronáutica.

Nesse contexto, destaca-se, também, o aprimoramento das instruções desenvolvidas nos mais variados Cursos do Sistema de Contraincêndio que impõem ao Bombeiro da Aeronáutica a busca incessante da evolução e da qualificação profissional, visando aperfeiçoar os procedimentos técnicos de segurança e de atendimento às situações de emergências.

Atualmente, novos e importantes equipamentos estão sendo incorporados ao acervo do Sistema de Contraincêndio, dotados de tecnologia de última geração, que vem preencher uma lacuna há muito almejada.

Sabe-se o quanto é difícil cumprir as metas planejadas na busca de melhores equipamentos e de processos mais eficientes de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Entretanto, não será possível atingir os objetivos sem contar com a dedicação, o entusiasmo e a coragem de profissionais abnegados, fatores de destaque em quaisquer atividades profissionais e essenciais aos Bombeiros da Aeronáutica.

Nesta data festiva, a DIRENG reconhece o valor dos abnegados Bombeiros na sua incessante busca pela qualificação profissional e pela imensa capacidade de superação, aliada a altas doses de coragem e heroísmo para cumprir a sua inexorável missão de SALVAR, PREVENIR e COMBATER.

Parabéns, BOMBEIROS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA!

MAJ BRIG ISRAEL BATISTA FERREIRA
DIRETOR DE ENGENHARIA DA AERONÁUTICA