PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 7360 > ORDEM DO DIA 80 ANOS DO CORREIO AéREO NACIONAL

ORDEM DO DIA

80 anos do Correio Aéreo Nacional

Publicado: 2011-06-10 16:33:00

Brasília, 10 de junho de 2011.

A GRANDEZA DE UM ATO, MUITAS VEZES, ESCAPA À PERCEPÇÃO DAQUELES QUE O REALIZAM. EMBALADA PELAS AÇÕES LABORIOSAS E DILIGENTES DE SEUS ARTÍFICES, SUA MAGNITUDE TRANSCENDE AS FRONTEIRAS DO MOMENTO, PRESENTEANDO O FUTURO COM O LÍDIMO EXEMPLO DE HOMENS QUE DEVOTARAM SUAS VIDAS AO CUMPRIMENTO DE UMA GRANDIOSA MISSÃO.

HÁ OITENTA ANOS, UM NOBRE IDEAL TRANSFORMAVA-SE EM HISTÓRIA, INICIANDO UM GLORIOSO TRAJETO SOLENEMENTE ETERNIZADO EM LETRAS DE OURO NO INSIGNE LIVRO DOS HERÓIS BRASILEIROS.

O SOL ATINGIA SEU ZÊNITE, QUANDO NO DIA 12 DE JUNHO DE 1931, O BRAVO CURTISS K 263 SE LANÇOU AOS CÉUS NUMA JORNADA DE BRAVURA E DE DETERMINAÇÃO.

TENDO O IDEALISMO COMO BÚSSOLA E A CORAGEM A DAR ASAS A SEUS SONHOS, OS TENENTES CASEMIRO MONTENEGRO FILHO E NÉLSON FREIRE LAVENÈRE WANDERLEY REALIZARAM O VOO QUE SE TORNARIA A PEDRA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO BRASIL.

AO TOCAREM O SOLO PAULISTA, NOSSOS PIONEIROS CERTAMENTE NÃO PERCEBERAM QUE AQUELE SIMPLES ATO REPRESENTAVA O PRELÚDIO DE UMA OBRA DE DIMENSÕES SEM-PAR – A INTEGRAÇÃO DO VASTO TERRITÓRIO NACIONAL, COMO MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO E O IRREFREÁVEL PROGRESSO DA NAÇÃO BRASILEIRA.

A FORÇA AÉREA RECEBIA ENTÃO, DAS MÃOS GENEROSAS DESSES DESBRAVADORES, A VERDADEIRA DÁDIVA DE PODER ESTREITAR A DISTÂNCIA ENTRE IRMÃOS, PELAS ASAS DA SOLIDARIEDADE.

E ESSAS ASAS CRESCERAM E TORNARAM-SE FORTES.

OS PRECÁRIOS CAMPOS DE POUSO TRANSFORMARAM-SE EM GRANDES AEROPORTOS. OS ANTIGOS MAPAS DE VOO SÃO HOJE VISUALIZADOS EM MODERNOS MONITORES ELETRÔNICOS. OS SINAIS PINTADOS SOBRE CASAS, QUE PERMITIAM O RECONHECIMENTO DAS CIDADES SOBREVOADAS, DERAM LUGAR A MODERNOS SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO.
O HEROÍSMO ABRIU CAMINHO À PROFISSIONALIZAÇÃO E À SEGURANÇA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA.

HERDEIRA DESSE LUMINOSO LEGADO, A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE TRADUZ HOJE A EXPRESSÃO MÁXIMA DO INESTIMÁVEL PAPEL SOCIAL QUE O COMANDO DA AERONÁUTICA SEMPRE DEDICOU À NAÇÃO.

A CADA MISSÃO DE UMA DE NOSSAS AERONAVES DE TRANSPORTE, CONSOLIDA-SE O IMPRESCINDÍVEL PAPEL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE E DA SOBERANIA DO PAÍS.

UMA SOBERANIA BRAVAMENTE CONQUISTADA E, DIUTURNAMENTE, VELADA POR UMA AVIAÇÃO QUE CRESCEU SOBRE A ÉGIDE DA SOLIDARIEDADE, SEM CONTUDO ABRIR MÃO DA SUA VERTENTE GUERREIRA.

AS MESMAS ASAS QUE LEVAM O ALENTO AO ENFERMO ISOLADO E TRANSPORTAM O PROGRESSO E A ESPERANÇA PARA OS LUGARES MAIS LONGÍNQUOS, GARANTEM A MOBILIDADE DA TROPA, O RESSUPRIMENTO NO COMBATE, O REABASTECIMENTO EM VOO E A CONSAGRADA MISSÃO DE BUSCA E SALVAMENTO.

VALOROSOS INTEGRANTES DO CAN E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE!
AOS SENHORES FOI LEGADA A SUBLIME TAREFA DE UNIR A MIRÍADE DE CREDOS, SOTAQUES

E CULTURAS QUE CONFORMAM O NOSSO QUERIDO BRASIL.

ORGULHEM-SE DA RELEVÂNCIA E DA NOBREZA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES E ACREDITEM NA MAGNITUDE DESTE VALOROSO SACERDÓCIO, POIS SUAS OBRAS VENCERÃO O TEMPO.
MANTENHAM, INQUEBRANTÁVEL, O ESPÍRITO AGUERRIDO QUE ANIMA NOSSA INSTITUIÇÃO E NOS SUSTENTA EM PERMANENTE PRONTIDÃO PARA O COMBATE.

SEU INCANSÁVEL EMPENHO AO CRUZAR OS CÉUS DO IMENSO TERRITÓRIO NACIONAL, SOB A ARDENTE LUZ DO SOL OU SOB O OLHAR VIGILANTE DAS ESTRELAS, NO PERCORRER DA MADRUGADA, DÃO FORMA À NOBRE E IMPERIOSA MISSÃO DE CONSTRUIR UM AMANHÃ COMPATÍVEL COM AS ASPIRAÇÕES E AS POTENCIALIDADES DO POVO BRASILEIRO.

PARABÉNS A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE!

QUE DEUS OS ABENÇOE E OS PROTEJA NO CUMPRIMENTO DA VALIOSA MISSÃO, VIBRANTEMENTE EMOLDURADA NO LEMA: “LANÇAR, SUPRIR, RESGATAR”!

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica