Posto da SARAM em Juiz de Fora (MG) realiza mais de 5500 atendimentos

Publicado: 2011-05-26 14:21:00

Mais de 5.500 atendimentos e encaminhamentos na área de saúde já foram prestados a militares e dependentes no Posto da Subdiretoria de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico-Hospitalar da Aeronáutica (SARAM), em Juiz de Fora (MG). A unidade, que funciona dentro do Hospital Geral do Exército (HGeJF) no município, completa, nesta sexta, 27 de maio, um ano de atividades. Uma solenidade está programada para comemorar a data. A cerimônia, que será realizada no HGeJF, também marcará o Dia do Serviço de Saúde do Exército.

Desde a sua criação, em 27 de maio de 2010 até a presente data, foram realizadas 3.380 consultas médicas; 411 procedimentos entre exames laboratoriais, tratamentos odontológicos, diagnósticos por imagem, fisioterapia e internações; e 1.710 encaminhamentos para a Assistência Médica Complementar, realizados em clínicas e hospitais contratados.

“Com a extinção da Seção de Aviação Civil de Juiz de Fora (SAC-JF), que era sediada no Aeroporto da Serrinha (JF-MG), os cerca de 3.400 usuários do Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA), residentes em Juiz de Fora, Barbacena, Santos Dumont e outras cidades do entorno, integrantes da Ativa da Aeronáutica, bem como da reserva, pensionista e seus dependentes, ficaram sem uma “central de atendimento”, para obterem seus encaminhamentos para a assistência médica”, lembra o diretor do HGeJF, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Sadauskas.

O militar do Exército lembra que entre as atribuições do Posto da SARAM está gerenciar o encaminhamento dos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), residentes em Juiz de Fora e cidades próximas, para a assistência médico-complemetar; orientar esses usuários sobre as especialidades e serviços disponíveis no HGeJF e nos Hospitais da EPCAR, de Força Aérea do Galeão e Central da Aeronáutica; e emitir Guias de Apresentação de Usuário (GAB) para os beneficiários contribuintes do FUNSA e Guias de Encaminhamento para a Assistência Médico-Hospitalar (GEAM) para os beneficiários da Assistência Médico-Hospitalar não indenizável pelo FUNSA.

O local também funciona com um ponto de referência e visa orientar e encaminhar os processos de ressarcimento; acompanhar os serviços prestados pelas Organizações de Saúde conveniadas, contratadas ou credenciadas relatando à SARAM a qualidade e o seu grau de aceitação pelos beneficiários; e, ainda, encaminhar à SARAM as faturas referentes aos atendimentos dos usuários da Aeronáutica no HGeJF.