Operação Serrana (21/01)
Avião, carreta e helicóptero: o roteiro de uma missão de solidariedade
Depois de 24 horas viajando de avião, carreta e helicóptero, 4,5 toneladas de donativos arrecadados em Campo Grande (MS), já chegaram às mãos das pessoas atingidas pelas chuvas que castigaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada.
O percurso das doações começou às 17 h do dia 18 de janeiro, nas asas do avião Amazonas C-105 do Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, que trouxe o material até a Base Aérea do Galeão. De lá, foi carregado em uma carreta da FAB, seguindo no dia seguinte até um quartel da Polícia Militar em Niterói (RJ) onde foram recolhidos mais 10 toneladas de donativos.
A carreta seguiu até a cidade de Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), distante 80 quilômetros do Rio de Janeiro, onde a Força Aérea montou uma base de operações. No local, sete helicópteros fazem o transporte dos donativos até as regiões mais afastadas e de difícil acesso.
O material arrecadado em Campo Grande embarcou pouco depois da chegada da carreta em um dois helicópteros. Os donativos foram entregues em Bom Jesus, próximo a Nova Friburgo, para um grupo de pessoas que perderam praticamente tudo que tinham.
Confira o vídeo do caminho percorrido pelos donativos até os necessitados.