Brasil conquista medalha de prata na pistola de fogo central no Campeonato Mundial de Tiro
O Brasil conseguiu, no dia 2 de dezembro, a medalha de prata no Campeonato Mundial Militar de Tiro na prova masculina da categoria pistola de fogo central individual, realizado no Rio de Janeiro. A prova terminou empatada entre o Tenente-Coronel Julio Almeida e sargento ucraniano Horokhovskyi Oleksandr, ambos obtendo 588 pontos, porém no desempate o ucraniano levou a melhor. Na disputa pelo terceiro lugar também aconteceu um empate entre o turco Yusuf Dikec e o norueguês Pal Hembre, com 583 pontos, com o turco levando a medalha de bronze no desempate. O campeonato termina no sábado dia 4 de dezembro.
O Tenente Coronel Julio Almeida falou da importância de se ganhar uma medalha em uma competição deste nível e que após este campeonato estará concentrando sua preparação especificamente nesta prova para tentar o ouro nos Jogos Mundiais Militares.
O ucraniano vencedor da prova comentou o fato de estar treinando em temperaturas na faixa de -20 graus e a influência deste fator no seu desempenho. Por outro lado, comentou sobre o alto nível das instalações e da organização do campeonato, estando o Brasil preparado para sediar a competição de tiro dos Jogos Mundiais Militares no próximo ano.
No feminino, a Major Ana Luiza Mello, que já tem índice para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, terminou em quinto lugar, na modalidade Pistola 25 m Individual, que teve a polonesa Slanomira Szpec em primeiro, seguida da chinesa Ying Cao em segundo e da também polonesa Agnieska KOREJWO em terceiro
Segundo a polonesa, vencedora da prova, o campeonato está muito bem organizado. Também comentou a diferença de temperaturas entre a Polônia e o Brasil, que foi uma de suas dificuldades superadas para a obtenção do ouro.