PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 5422 > ESCOLA TENENTE REGO BARROS HOMENAGEIA PAI DA DIRIGIBILIDADE DOS BALõES

Escola Tenente Rego Barros homenageia pai da dirigibilidade dos balões

Publicado: 2010-06-11 16:04:00

Com o objetivo de enaltecer os grandiosos feitos do paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza, que com o seu gênio inventivo prestou grande contribuição ao desenvolvimento da aviação mundial, a Escola Tenente Rego Barros realizou um momento cívico com concurso de redação na sexta-feira, dia 11 de junho, no pátio da escola. O evento, presidido pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro-do-Ar Odil Martuchelli Ferreira, contou com a participação do bisneto de Julio Cezar, Eurico Bentes Costa, que procedeu à premiação dos três primeiros colocados.

Nascido em 13 de junho de 1843, na pequena cidade de Acará, no nordeste do Pará, Julio Cezar foi buscar na natureza a inspiração para seus inventos. Em 1880, observando os pássaros da fauna amazônica, ele descobriu na assimetria das formas a solução para transformar balões em dirigíveis, desenvolvendo a forma fusiforme dissimétrica, com uma estrutura mais volumosa e alongada na proa do que na popa.

Naquela época, as tentativas do homem em conquistar o ar dividiam-se em duas grandes correntes: o balonismo e a aviação. No balonismo, a dificuldade estava em direcionar os balões. Eles flutuavam, mas viajavam ao sabor dos ventos, enquanto que a aviação tentava construir modelos e motores capazes de elevar do chão o mais-pesado-que-o-ar. A descoberta de Julio Cezar, além de pôr fim ao desafio do balonismo, serviu de inspiração para o futuro desenvolvimento da aviação, revolucionando a aerodinâmica da idade moderna.

A idéia de realizar o concurso de redação surgiu para aprimorar as atividades acadêmicas dos alunos, bem como para enaltecer o papel deste grande inventor, cuja história é desconhecida por grande parte dos brasileiros. "Poder escrever sobre um conterrâneo que construiu engenhos que trouxeram desenvolvimento para toda a humanidade é motivo de muita satisfação e alegria, ainda mais sendo agraciada com o primeiro lugar no concurso de redação”, disse a vencedora da disputa, Julia Helena dos Santos Ferreira, aluna da 8ª Série. Além de Julia, foram destaques os alunos Julia Saraiva de Azevedo (8ª Série) e Rogério Tomas de Souza Viana, da 5ª Série do ensino fundamental.

Para o bisneto de Julio Cezar, essa homenagem revela o comprometimento da Escola com o resgate histórico dos heróis nacionais e o incentivo aos jovens para a engenhosidade e a criatividade. "Além de reconhecer a contribuição de Julio Cezar para o desenvolvimento da aviação, já que foi ele o responsável por criar as bases para a aeronáutica moderna, tendo descobertos princípios que tornaram possível navegar pelo ar, 16 anos antes de Santos Dumont inventar o avião”, disse.