Laboratório da FAB reinicia produção de mais um lote de medicamento contra H1N1

Publicado: 2010-05-21 10:28:00

O laboratório químico-farmacêutico da Aeronáutica (Laqfa) reinicia no mês que vem a produção do medicamento Oseltamivir, um antiviral contra a gripe H1N1. Depois do lote de 5 milhões de cápsulas entregue em março ao Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, o LAQFA vai produzir mais um lote de 3 milhões de unidades.

A pedido do Ministério da Saúde, os laboratórios militares das Forças Armadas firmaram uma parceria com Farmanguinhos para uma produção compartilhada. A linha de processamento de 21 milhões de Oseltamivir foi dividida entre Exército, Marinha e Aeronáutica.

O Diretor de Instituto de Tecnologia em Fármacos, Hayne Felipe, destaca a importância da transferência de tecnologia para os laboratórios militares. "O sucesso da parceria com os laboratórios militares é uma prova de que podemos compartilhar novos projetos", afirma o diretor de Farmanguinhos. Ouça aqui matéria veiculada na Força Aérea FM

Segundo ele, toda a produção de Oseltamivir será distribuída nas farmácias populares. A vacinação contra a gripe H1N1 para o grupo de pessoas de 30 a 39 anos termina na próxima sexta-feira, dia 21.