PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 4780 > CORRIDA DA PAZ CELEBRA ESPORTE MILITAR NO RIO DE JANEIRO

Corrida da Paz celebra esporte militar no Rio de Janeiro

Publicado: 2010-02-24 17:28:00

Corrida da Paz - Rio de JaneiroA Corrida da Paz, promovida pelo Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos Jogos Mundiais Militares, reuniu atletas de ponta e cerca de mil militares das Forças Armadas na manhã do último domingo (dia 21), no Rio de Janeiro.

O objetivo da corrida foi comemorar os 62 anos do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Homens e mulheres da Marinha, Exército e Força Aérea prestigiaram a corrida, que teve como cenário um dos cartões postais do Rio de Janeiro: a orla compreendida entre o Forte do Leme e o Forte de Copacabana, na zona sul carioca. A Corrida da Paz aconteceu simultaneamente em várias partes do mundo, e mobilizou cerca de 500 mil pessoas.

O General-de-Exército Rui Alves Catão, Comandante do 1º Comando Militar do Leste (CML), dirigiu palavras aos participantes e enalteceu a Corrida da Paz como uma etapa preparatória aos 5º Jogos Mundiais Militares, que acontecem no Rio de Janeiro, em 2011. “Pela primeira vez os Jogos Mundiais Militares serão realizado na América, dessa maneira esta corrida de hoje dá partida à preparação do Rio de Janeiro para sediar outros eventos”, discursou.

Corrida da Paz - Rio de Janeiro - aéreaO Major-Brigadeiro-do-Ar Robinson Velloso Filho, presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), enalteceu o tema da corrida. “Essa corrida acontece no mundo todo e contribui para divulgarmos a mensagem de que estamos aqui para garantir a paz”, afirmou o Major Brigadeiro-do-Ar Robinson.

Os nadadores Kaio Márcio e Monique Ferreira, incorporados ao Exército como Sargentos, participaram da corrida. “Estamos aqui para divulgar a competição mais importante do meio militar”, afirmou Kaio Márcio. Na avaliação de Monique, a corrida contribui para a divulgação do esporte em geral. “Os Jogos Militares são um grande evento, estarmos aqui hoje é uma maneira de torná-lo mais conhecido do público em geral”, disse.

Os Jogos Mundiais Militares acontecem a cada quatro anos. A edição de 2011 tem como tema “Os Jogos da Paz” e deve reunir 6,8 mil representantes de 110 países.