TRANSMISSÃO DE CARGO

Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal está sob nova Chefia

Publicado: 2025-08-14 18:02:50
Solenidade, realizada dia 14/08, em Brasilia (DF), marcou a transmissão do cargo do Major-Brigadeiro do Ar Braga ao Major-Brigadeiro do Ar Rivero, além da entrega de honrarias ao Chefe substituído

Foi realizada, no dia 14/08, em Brasília (DF), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (EMGEP) do Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga ao Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. O evento também marcou a entrega de honrarias ao Chefe substituído.

A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, sendo recebido pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “Durante os últimos dois anos, o Major-Brigadeiro Braga transformou a Chefia do Estado-Maior do COMGEP, uma função estratégica, em um verdadeiro legado. E hoje, com a mesma serenidade com que serviu, o Major-Brigadeiro Braga passa o bastão a um novo líder. Ao Major-Brigadeiro Rivero, damos as boas-vindas com entusiasmo e confiança”, pontuou o Comandante-Geral do Pessoal, durante seu discurso.

Ao despedir-se do cargo, o Major-Brigadeiro Braga destacou o papel fundamental do Chefe do EMGEP. "A Chefia do EMGEP é responsável pela coordenação de várias áreas. É um trabalho árduo, mas muito gratificante. É uma oportunidade ímpar de ajudar todas as pessoas em todos os níveis. Foi muito bom para mim, após 42 anos de serviço, terminar nessa função", afirmou.

O Major-Brigadeiro Rivero comentou sobre as expectativas ao assumir a Chefia do EMGEP. “São as melhores possíveis, porque de certa maneira, vou continuar lidando com o ensino, além da saúde e da administração do pessoal”, afirmou.

Entrega de Homenagens

Durante a cerimônia, também foram entregues homenagens especiais ao Major-Brigadeiro Braga, que recebeu a Ordem do Humanus, grau Prata, como gesto de reconhecimento e respeito aos serviços prestados ao COMGEP, e o Espadim do Tenente-Brigadeiro Reis. "Acabo de lhe entregar, com o mais profundo respeito e reverência, o Espadim que um dia empunhei como Comandante do Corpo de Cadetes. Mais do que um símbolo cerimonial, ele encerra em si a semente da liderança, o compromisso com a Pátria e a força dos valores que o senhor sempre personificou ao longo de sua jornada. Este gesto não é apenas uma homenagem, é o reavivar de uma chama. A chama da fé no ideal, do exemplo que inspira e do legado que permanece firme e vivo no coração da FAB", afirmou o Tenente-Brigadeiro Reis.

"Receber o Espadim do Brigadeiro Reis foi uma surpresa e uma honra muito grande. Vou poder colocar em um local de destaque como uma lembrança especial. Foi muito gratificante receber essas homenagens ao término do meu tempo de serviço nesta Chefia”, ressaltou o Major-Brigadeiro Braga.

O evento contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além de demais autoridades civis e militares. Além disso, antes da cerimônia de passagem do cargo, foi realizado o descerramento da foto do Major-Brigadeiro Braga na Galeria de ex-Chefes da Organização Militar (OM).

O Novo Chefe

O Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero é natural de São Paulo e ingressou na FAB em 1º de fevereiro de 1984, tendo sido declarado Aspirante a Oficial Aviador em 07 de dezembro de 1990 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda, MBA em Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA Executivo em Administração: Gestão de Projetos, pela FGV; e MBA em Logística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dentre suas funções de destaque, foi Assessor Militar da Vice-Presidência da República; Comandante do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) - Esquadrão Harpia; Adido Aeronáutico em Israel; Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e Diretor de Ensino da Aeronáutica. O Oficial-General possui mais de 5.000 horas de voo e já recebeu 21 condecorações nacionais e uma internacional.

Ordem do Humanus

Instituída pela Portaria COMGEP nº 810/SEC, de 21 de novembro de 2024, a Ordem do Humanus reconhece militares e civis que se destacaram no apoio às atividades do COMGEP e que estejam dentro dos critérios constantes da Norma Padrão de Ação (NPA) nº 012/SEC/2024. Tendo como marco temporal a data de criação do COMGEP, 2 de dezembro de 1941, são concedidas as seguintes distinções: Humanus Ouro, Prata, Bronze, Diamante e Honorário.

Fotos: Sargento Luiz Pereira/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Vanessa Sonaly/ CECOMSAER