EVENTO

LABACE 2025, no Campo de Marte, reuniu apaixonados pela aviação

Publicado: 2025-08-08 12:19:42
O evento foi realizado entre os dias 05 e 07/08, no Campo de Marte, em São Paulo (SP)

   A 20ª edição da maior feira de aviação de negócios da América Latina, a Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), foi realizada entre os dias 05 e 07/08, no Campo de Marte, em São Paulo (SP). O evento reuniu milhares de visitantes e contou com um espaço ampliado, oferecendo mais conforto para expositores e apaixonados pela aviação.

A grande novidade desta edição foi a apresentação do estande do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA). O projeto tem como objetivo preservar a memória e a evolução da aviação no Brasil, reunindo aeronaves históricas e experiências imersivas que conectam passado, presente e futuro. Entre as relíquias expostas, destacou-se o P-47 Thunderbolt, caça que integrou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a visita ao evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a relevância da iniciativa e agradeceu a nova parceria. “O sucesso de cada edição da LABACE é prova inconteste da vitalidade e do progressivo crescimento desse essencial setor, que conecta pessoas, encurta distâncias e movimenta a economia do nosso amado Brasil. Esse Museu tem por objetivo consagrar a história, não só da aviação militar brasileira, mas da aviação como um todo”, afirmou.

Criado pela Força Aérea Brasileira, o Museu Aeroespacial Paulista busca ampliar o acesso à cultura aeronáutica no estado de São Paulo. Seu acervo preservará e exibirá o rico patrimônio histórico da aviação, promovendo educação e despertando o interesse público pelas atividades aeroespaciais. Além do P-47 Thunderbolt, o espaço contará com outras aeronaves históricas, consolidando-se como um centro de referência para entusiastas, pesquisadores e, principalmente, para as futuras gerações interessadas em conhecer a trajetória da aviação no Brasil e no mundo.

Ao longo dos três dias de programação, diversas autoridades prestigiaram a feira, entre elas o Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Leonardo Fiuza; o Diretor-Geral da ABAG, Flávio Pires; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; o Diretor-Presidente Substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Adriano Miranda; o Presidente da INFRAERO, Rogério Amado Barzellay; o Presidente da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial Paulista (AMAPA) e Presidente da Amaro Aviation, Marcos Amaro; o Secretário Executivo da Casa Civil do Estado de São Paulo, Fraide Barreto Sales; representando o Prefeito de São Paulo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Hayashi Goulart; além de outras autoridades civis e militares.

Fotos: Sargento André Souza / CECOMSAER