FORMATURA

Turma Black Hawk faz Compromisso ao Código de Honra da EPCAR

Publicado: 2025-07-18 12:12:02
Durante a cerimônia, os Alunos também se comprometeram em honrar a Bandeira Nacional

   “Nós nos comprometemos com a verdade, com a honestidade e com a justiça, bem como repudiamos entre nós atitudes contrárias a essas”. Os Alunos do Primeiro Esquadrão da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Turma Black Hawk, reafirmaram solenemente seu Compromisso ao Código de Honra. A cerimônia foi realizada no dia 11/07, marcando um momento simbólico na formação dos jovens militares que percorrem a jornada rumo ao oficialato na Força Aérea Brasileira (FAB).

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, a solenidade também contou com o Compromisso à Bandeira Nacional, juramento que simboliza a disposição dos alunos em dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida. 

Para o Comandante do Primeiro Esquadrão, Capitão Aviador Daniel Carlos Cavalcanti de Lima, essa é uma das formaturas mais importantes para os Alunos da EPCAR. “Eles se comprometem, de forma solene, a agir com verdade, honestidade e justiça, sendo estes os valores imprescindíveis para o Ethos militar do futuro líder da Força Aérea Brasileira. Além disso, ela concretiza o compromisso ao maior símbolo do militarismo, que é a Bandeira Nacional, tornando este momento ímpar na formação dos Alunos”, pontuou.

O Aluno Levyh Thompson Mendes Ferreira revelou a importância da cerimônia em sua vida. “Todo o âmbito da Escola se resume a uma evolução da própria mentalidade. Percebo que todos os dias eu tenho que me forçar a vencer cada desafio, de modo a me comprometer inteiramente com o estilo de vida que escolhi seguir. Dessa forma, proferir essas palavras, em um evento tão grande e para tantas pessoas, significa mostrar essa dedicação e real entrega de tudo o que há em mim para a minha devoção à Pátria e para o comprometimento às minhas funções”, ressaltou.

“Não é o simples cumprimento de prescrições regulamentares. Objetiva-se, antes de tudo, a solidificar, na consciência de cada um, uma linha de conduta e um lema de vida voltados para os valores morais cultuados na caserna, alinhados com patriotismo e civilidade”, concluiu o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira ao destacar que o Compromisso à Bandeira e ao Código de Honra é um passo importante na jornada rumo ao oficialato.

Durante o evento, foram entregues distintivos aos representantes do Primeiro Esquadrão no Conselho de Honra da EPCAR. Os escolhidos, entre eles a Aluna Ana Clara Brandt do Espirito Santo e o Aluno Levyh Thompson Mendes Ferreira, assumem agora a missão de zelar pelo Código de Honra, documento que sintetiza os princípios fundamentais da Escola: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar. “Recebi a notícia com muita honra e um profundo senso de responsabilidade. Pretendo honrar essa escolha sendo justa, ética e responsável”, afirmou Brandt.

Do EAM ao Compromisso

Exatamente seis meses desde o início do Estágio de Adaptação Militar (EAM), iniciado em 11/01, a cerimônia também representou um marco importante na trajetória dos Alunos. Segundo o Capitão Daniel, a Turma Black Hawk demonstrou amadurecimento e coesão ao longo desse período. O Comandante da EPCAR destacou a evolução dos Alunos desde o ingresso na instituição. “Noto que a insegurança deu lugar ao orgulho de pertencimento à Força Aérea Brasileira, e o medo deu lugar à atitude firme de saber o que fazer e como se portar, em consonância com os princípios inabaláveis da vida militar: a hierarquia e a disciplina”, disse.

Os Alunos também compartilharam suas experiências. “A trajetória até aqui foi desafiadora, intensa, mas extremamente enriquecedora”, afirmou a Aluna Brandt. Já o Aluno Thompson destacou a evolução pessoal ao longo do tempo. “Percebi grande avanço nas atividades corriqueiras e até mesmo na organização do tempo para equilibrar minha rotina militar com os estudos”, finalizou.

A cerimônia contou ainda com a presença do ex-Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Humberto César Pamplona Coelho, além de autoridades civis e militares, reafirmando a importância institucional do compromisso assumido pelos futuros líderes da Força Aérea Brasileira.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR