CELEBRAÇÃO

Concerto “Nas Alturas” celebra legado de Santos Dumont em Lagoa Santa

Publicado: 2025-07-18 11:02:41
Evento da FAB reuniu música, demonstrações militares e homenagens aos 152 anos do pai da aviação, emocionando o público com cultura e patriotismo

    A Banda Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), realizou, no sábado (12/07), o concerto “Nas Alturas – Um Tributo a Alberto Santos Dumont”, no Complexo Esportivo Jalile Daher, em Lagoa Santa (MG). Com um repertório repleto de grandes sucessos nacionais e internacionais, os músicos encantaram o público em uma noite marcada por emoção, cultura e homenagens ao Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O evento celebrou os 152 anos de nascimento de Santos Dumont, figura central na história da aviação mundial. Estiveram presentes o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, o Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva e demais autoridades da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS). Também prestigiou o concerto o prefeito do município, Breno Salomão Gomes, além de convidados civis e militares.

Além da apresentação da Banda Asas de Minas, o público pôde prestigiar outras atrações, como a exibição dos cães de guerra do Grupamento de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS) e demonstrações de aeromodelismo.

Sob a regência do Tenente Músico Carlos Eduardo Marques, a Banda Asas de Minas apresentou um repertório diversificado que incluiu clássicos do rock e da música popular brasileira. Para o maestro, o concerto foi mais do que uma apresentação musical. “Foi um verdadeiro momento cultural em homenagem ao Pai da Aviação. Pudemos mostrar à população de Lagoa Santa esse lado artístico da Asas de Minas”, destacou.

A estudante Gracielle de Paula Vitor, que participou pela primeira vez do evento, se emocionou com a apresentação e relatou ser um prazer muito grande presenciá-la. "Um evento incrível, muito animado. Eu adoro música e foi um espetáculo”, declarou.

Mariana Campos também elogiou o evento. “Gostei demais. Não sabia que a Banda Asas de Minas tinha um repertório tão vasto. Foi maravilhoso”, disse. 

Cães de Guerra são destaque no evento

Outro destaque da noite foi a apresentação dos cães do GSD-LS, da raça Pastor Belga Malinois, treinados para operações militares como busca, resgate e detecção de entorpecentes e explosivos. A demonstração foi conduzida pela Tenente Veterinária Marcela Martins Marques e atraiu os olhares atentos da plateia, que pôde acompanhar de perto as habilidades dos animais em uma performance comparada a cenas de cinema.

Os cães, conhecidos por sua inteligência, obediência e versatilidade, são preparados desde filhotes para atuar em missões de alta complexidade. A demonstração reforçou o compromisso da Força Aérea Brasileira com o adestramento e o emprego de recursos diversos em prol da segurança e das operações militares.

O evento foi mais uma oportunidade de aproximar a FAB da sociedade, valorizando a cultura, a história e o legado de nomes como Santos Dumont, que inspiram gerações com o sonho de voar mais alto.

Fotos: CIAAR