HOMENAGEM
FAB celebrará 80 anos do regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial
Em 1945, o mundo começava a respirar aliviado após anos de um dos conflitos mais devastadores da história: a Segunda Guerra Mundial. Naquele mesmo ano, brasileiros que lutaram longe de casa começaram a retornar ao país, trazendo consigo não apenas a vitória, mas também a memória viva do sacrifício, da coragem e da união de povos em prol da liberdade. Em 2025, celebramos os 80 anos desse momento histórico: o regresso dos nossos heróis.
Entre os brasileiros enviados ao front, estavam militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que voaram nos céus da Itália em missões arriscadas e estratégicas, contribuindo decisivamente para o êxito dos Aliados.
Esses combatentes eram parte do lendário Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e da Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO) e deixaram um legado que ainda hoje inspira gerações.
“No Rio de Janeiro, eles sobrevoaram a Avenida Rio Branco, pousaram no Campo dos Afonsos e marcaram o regresso vitorioso de uma campanha em que o Brasil participou com marcos extraordinários na Itália. O país não pode esquecer dos seus heróis e nunca haverá de esquecê-los”, destaca o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
A volta daqueles bravos homens, concentrada no dia 16 de julho de 1945, representou mais do que o fim de uma jornada militar. Foi o reencontro com as famílias, a reconstrução de vidas e a consolidação de uma memória coletiva que permanece viva nas páginas da nossa história. Seus relatos e experiências são hoje parte fundamental da identidade das Forças Armadas e do povo brasileiro.
Ao celebrar os 80 anos do regresso dos combatentes da Itália, a FAB homenageia aqueles que enfrentaram o medo e cruzaram oceanos em nome da paz. Honrar sua memória é reafirmar o compromisso do Brasil com a liberdade, a justiça e a soberania.
E é por isso que o Comando da Aeronáutica realiza uma cerimônia especial no próximo dia 16 de julho, na Base Aérea de Brasília (BABR), data que marca os 80 anos do vitorioso regresso. A solenidade celebrará também o Dia do Veterano da FAB e o Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont, comemorado em 20 de julho.
Fotos: Arquivo