INCLUSÃO SOCIAL

Base Aérea de Santa Cruz realiza atividades voltadas a crianças autistas

Publicado: 2025-05-19 17:19:05
Projeto levou emoção e inclusão musical às famílias de militares

  O Grupo de Saúde de Santa Cruz (GSAU-SC), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), realizou, em maio, uma série de três apresentações especiais em comemoração ao Dia das Mães. O evento contou com a participação das crianças do Projeto Tocando Vidas - que oferece suporte musical a dependentes e familiares de militares diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) -, que cantaram músicas com suas mães, criando um momento emocionante para todos os presentes.

Ao final das apresentações, foi promovida uma confraternização, na qual as crianças presentearam suas mães, marcando a celebração de um dia tão significativo. O evento refletiu a dedicação dos voluntários que se empenham no projeto.

Emocionada com o projeto, Márcia Cristina de Aguiar Macedo, mãe do aluno Marcos, agradeceu a todos os envolvidos. "Apesar de estar no projeto recentemente, percebo os benefícios imensos para meu filho e toda a nossa família. Cada vez que participamos, somos envolvidos com muito carinho e vemos o quanto todos se dedicam com amor. Hoje, ao ver a homenagem feita às mães, meu coração transbordou de felicidade e emoção. Foi lindo! Que o projeto continue a tocar muitas vidas”, disse.

O Comandante do Grupo Operacional de Santa Cruz (GOP-SC), Tenente-Coronel Aviador Leonardo Teles Gomes, a Comandante do GSAU-SC, Major Médica Carla Isabel dos Santos Silvestre, e a Graduada-Master da Guarnição, Suboficial Sheila Berbat de Andrade, prestigiaram o evento.

Projeto Tocando Vidas: inclusão e musicalização

Iniciado em 9 de outubro de 2023 na BASC, o Projeto Tocando Vidas pretende oferecer suporte musical a dependentes e familiares de militares diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com foco no desenvolvimento de habilidades musicais, o projeto busca aprimorar a concentração, a sociabilidade e as aptidões psicomotoras dos participantes por meio de atividades musicais lúdicas.

O projeto conta com um cronograma dividido em etapas, que inclui desde a anamnese com os responsáveis pelas crianças até a preparação para apresentações públicas em datas especiais. As atividades envolvem o uso de instrumentos de percussão, teclas e cordas, permitindo que as crianças desenvolvam suas capacidades de coordenação motora e concentração de forma interativa e divertida.

Entre os objetivos do projeto estão: trabalhar a coordenação motora por meio da aprendizagem musical, iniciar as crianças no uso de instrumentos como ganzá, bumbo, caixa, chocalho, teclado e violão, e promover apresentações musicais com a participação das crianças, tanto em eventos internos quanto externos, como no Natal.

O Projeto Tocando Vidas é uma iniciativa importante que não apenas oferece apoio às famílias dos militares, mas também promove a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades essenciais por meio da música.

Fotos: Sargento Silva / GSAU-SC