ENCONTRO DE GESTORES

Conclusão da Reunião de Gestores da SEFA destaca eficiência administrativa

Publicado: 2025-04-11 15:45:34
A 1ª Reunião de Gestores da SEFA de 2025 foi realizada em Brasília (DF), no período de 8 a 11 de abril

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) concluiu, nesta sexta-feira (11/04), a 1ª Reunião de Gestores de 2025, realizada em Brasília (DF), no período de 08 a 11/04. O evento teve como propósito alinhar diretrizes estratégicas e promover o aprimoramento da gestão e da governança no âmbito do Comando da Aeronáutica, com foco na eficiência administrativa.

"O encontro foi bastante produtivo. Reunimos aqui os 50 gestores de todos os nossos sistemas, que puderam conhecer de perto diversas ações em andamento. A troca de experiências e as observações feitas ao longo da reunião apontaram caminhos importantes para melhorias nas unidades. Como sabemos, a SEFA tem como missão oferecer suporte à área operacional e às atividades finalísticas. Com os encaminhamentos de hoje, tenho plena certeza de que conseguiremos prestar um suporte ainda mais qualificado e eficiente aos trabalhos essenciais da nossa instituição", salientou o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. 

Com uma programação diversificada, o encontro reuniu Chefes e Prefeitos de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) subordinadas à SEFA. Ao longo da semana, os participantes acompanharam palestras, painéis e apresentações voltadas à gestão pública, com temas como licitações e contratos, governança, orientações disciplinares e sistemas de gestão tecnológica.

Entre os destaques da programação, o Diretor-Geral da Secretaria do Superior Tribunal Militar (STM), General de Divisão José Carlos Nader Motta, compartilhou boas práticas em contratações públicas, apresentando experiências institucionais e recomendações voltadas à legalidade e à efetividade dos processos administrativos. “O retorno é muito importante porque temos a oportunidade de mostrar para a nossa Força Aérea o que é o STM e como ele atua na área administrativa. Compartilhamos nossa experiência e a forma como trabalhamos no dia a dia”, afirmou.

A Coronel Intendente Priscila Maria Frank Braz Guimarães, representante do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), também participou do evento e ministrou palestra sobre as melhores práticas em licitações e contratos, destacando a importância da atuação coordenada entre os setores administrativos. “Apresentamos uma visão geral do CENCIAR como unidade de auditoria interna governamental e destacamos sua atuação dentro do sistema de linhas estabelecido pelo Instituto Internacional de Auditores. A sinergia entre os setores é fundamental para o fortalecimento da gestão e dos controles institucionais”, explicou.

Também estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Ministro Vice-Presidente e Corregedor da Justiça Militar da União (JMU), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, que presidiu a Corte entre 2023 e 2025; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe de Gabinete da Vice-Presidência, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Peinado Mingorance; e o Diretor de Secretaria da Corregedoria da JMU, Coronel Aviador Luiz Fernandes de Oliveira, além de Oficiais-Generais e outras autoridades civis e militares.

Fotos: Sargentos Mônica, Viegas e Marcos / CECOMSAER