Hospital de Aeronáutica dos Afonsos realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama
O câncer de mama representa uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento considerável de sua freqüência em diversos continentes. No Brasil, essa realidade não é diferente.
O diagnóstico precoce eleva em 90% as chances de cura. Como forma de ajudar a minimizar a incidência da doença nos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) em consonância com a Diretoria de Saúde e apoio do comandante da UNIFA, realiza entre os dias 14 e 18 de dezembro a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Na programção está incluída uma palestra sócio-educativa para o efetivo feminino da guarnição, no auditório do antigo cinema da UNIFA, dia 15 de dezembr,o às 9 horas. Folhetos informativos sobre o auto-exame serão distribuídos durante o período da campanha.
As mulheres que já tiveram sua primeira menstruação devem realizar periodicamente o exame clínico das mamas. Após 40 anos, toda mulher deve fazer mamografia a cada dois anos. Aquelas que tiveram ou têm casos de câncer de mama na família, diagnosticados antes dos 50 anos (mãe, irmã, filha etc.) ou que tiveram câncer de ovário ou em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. A recomendação é que o exame das mamas, feito pela própria mulher, também faça parte das ações de educação para a saúde.