PASSAGEM DE CARGO

EMAER tem novos Chefes da Sexta e Sétima Subchefias

Publicado: 2025-02-21 12:35:37
A cerimônia militar foi realizada nesta sexta-feira (21/02), no Salão Nobre do Estado-Maior da Aeronáutica

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, na manhã desta sexta-feira (21/02), a cerimônia militar de transmissão dos cargos de Chefes da Sexta e Sétima Subchefias e a despedida do Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades militares.

“O EMAER foi habilmente estruturado em quatro importantes pilares: governança de sistemas, coordenação de programas, possibilidades de atuação e panorama da Força. Essas quatro dimensões, interligadas e complementares, formam a espinha dorsal do planejamento, da execução e do controle das atividades, refletindo a complexidade e a abrangência das responsabilidades deste Órgão de Direção Geral no contexto da Força Aérea Brasileira. Para que essa magnífica estrutura funcione de maneira fluida, o EMAER depende da perfeita sinergia de todo o seu efetivo. As subchefias constituem as engrenagens desse mecanismo estratégico, que utiliza como combustível a cooperação mútua e a integração sistêmica. Cada uma delas detém atribuições específicas que, somadas, convergem para a resolução de todas as questões estratégicas de nossa Força, abrangendo a mais variada gama de assuntos”, destacou o Chefe do EMAER.

Na ocasião, o Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper transmitiu o cargo de Chefe da Sexta Subchefia do EMAER ao Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau, enquanto o Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior passou a Chefia da Sétima Subchefia ao Brigadeiro do Ar Frederico Casarino. O ato formalizou a continuidade dos trabalhos estratégicos desempenhados pelo EMAER no âmbito do Comando da Aeronáutica.

“Costumo recorrer ao Tratado da Gratidão de São Tomás de Aquino, que nos ensina que esse sentimento é uma realidade complexa e única do ser humano. Em seus estudos, ele propôs sua divisão em três níveis. O primeiro nível é o do reconhecimento do benefício recebido. Nesse sentido, considero-me privilegiado por ter vivido as experiências e, por isso, agradeço sinceramente ao Alto-Comando pela confiança em mim depositada por ocasião de minha escolha ao generalato e ao senhor Comandante da Aeronáutica pelo privilégio de chefiar esta Subchefia, que tanto marcou minha trajetória pessoal e profissional. O segundo nível é o do agradecimento, que consiste em louvar e dar graças. Sou muito grato a Deus por ter saúde, motivação e inspiração para liderar uma equipe de alta performance e, com eles, aprender coisas novas todos os dias. Por fim, esse sentimento nos conecta ao terceiro e mais profundo nível, que é o da retribuição do vínculo. Neste estágio, sentimo-nos ligados e comprometidos em retribuir ao outro”, discursou o ex-Chefe da Sétima Subchefia.

Despedida

A solenidade também foi marcada pela despedida do Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças, que deixa o EMAER para assumir o cargo de Subdiretor de Patrimônio da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA). Durante sua trajetória no Estado-Maior, desempenhou relevantes funções como Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Acordos de Compensação, além de ter liderado a Seção de Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos.

Em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), o Brigadeiro Rebouças recebeu uma placa de homenagem, entregue pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. Em suas palavras de despedida, ressaltou o compromisso com a missão da FAB e expressou gratidão pelo período em que integrou o EMAER.  “Ao final desses dois anos aqui, esse verdadeiro think tank da FAB, me deixa um profundo sentimento de realização. Fui muito bem acolhido e recebido por todos, e levarei com carinho na memória os dias que vivi aqui. Quem sabe, se a Força Aérea novamente precisar e Deus permitir, eu possa retornar. Agradeço a todos, sem exceção, por tudo o que aprendi aqui. E, sobretudo, à minha família, em especial à minha querida esposa, pelo apoio incondicional ao longo das aventuras da vida”, salientou.

Novo Chefe da Sexta Subchefia

O Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau é natural de São Paulo e ingressou na FAB em 1988. Possui mais de 3.700 horas de voo e uma trajetória consolidada em diversas áreas estratégicas da instituição. Ao longo da carreira, exerceu funções como Comandante da Base Aérea de Manaus, Chefe do Estado-Maior da Ala 8, Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica e Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos. Além dos cursos de carreira, possui MBA em Administração e Bacharelado em Direito e formação em Altos Estudos de Política e Estratégia.

Novo Chefe da Sétima Subchefia

O Brigadeiro do Ar Frederico Casarino é natural de Presidente Prudente (SP) e acumula mais de 2.300 horas de voo, sendo a maioria na Aviação de Caça. Desde sua entrada na FAB, em 1988, ocupou funções de destaque como Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai. Ao longo da carreira, participou de diversos exercícios internacionais e tem experiência consolidada na área operacional, tendo sido Instrutor de Reconhecimento Tático e Líder de Esquadrão de Caça.

Fotos: Sargento Batista / EMAER