ACORDO
Força Aérea Brasileira e Embrapa firmam acordo para impulsionar a produção agropecuária
O Comando da Aeronáutica (COMAER) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) celebraram, nesta segunda-feira (16/12), um acordo de parceria voltado para pesquisa, desenvolvimento e inovação entre a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (SP) e a Embrapa Cerrados. O evento ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O documento de parceria foi assinado pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; pelo Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto; e pelo Presidente da Fundação Cerrados, Luiz Fiorese.
A iniciativa busca unir esforços entre as duas instituições para desenvolver tecnologias agropecuárias inovadoras e sustentáveis, aplicáveis à Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga. A parceria também prevê a implementação de sistemas agroprodutivos de alta eficiência nas terras da Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga, garantindo o fornecimento otimizado de alimentos para nove Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, distribuídas pela Região Sudeste do Brasil.
“Este acordo irá corroborar a crença de que a colaboração entre instituições públicas, como a Embrapa e o Comando da Aeronáutica, tem o poder de transformar realidades e gerar soluções inovadoras. A sinergia gerada por esta assinatura colocará as partes envolvidas na vanguarda de soluções que são capazes de transformar o modo como produzimos, conservamos e utilizamos os recursos naturais”, expressou o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.
Durante a cerimônia, os participantes acompanharam uma apresentação detalhada sobre os objetivos do acordo, englobando plano de trabalho, gestão e benefícios, além de e um vídeo sobre a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga.
Em seus discursos, o Chefe-Geral da Embrapa Cerrados destacou a relevância do acordo para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no setor agropecuário. “Eu queria dizer para vocês que a Embrapa Cerrados é uma entre as 43 unidades da Embrapa, mas que tem a responsabilidade de gerar tecnologia para o bioma Cerrado. E agora, nessa missão de fazer produção com sustentabilidade, é muito bom que estejamos do lado da Força Aérea, da sua equipe, da sua infraestrutura, o que nos dará, com certeza, uma sinergia muito grande para obter resultados em prol da sociedade brasileira”, disse.
Sobre a Embrapa Cerrados
Fundada em 1975 e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Cerrados é referência internacional na transformação do Cerrado em uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo. O trabalho da unidade é pautado no desenvolvimento sustentável da agricultura, conciliando produtividade com preservação ambiental.
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER