DIA DA INFANTARIA

Infantaria da Aeronáutica celebra 83 anos na Base Aérea de Brasília

Publicado: 2024-12-11 16:15:09
Evento destacou a trajetória, as missões e a prontidão operacional da Infantaria

Na manhã do dia 11/12, a Base Aérea de Brasília (BABR) foi palco da cerimônia militar alusiva ao Dia da Infantaria da Aeronáutica, marcando os 83 anos de história da tropa que carrega o lema "Defendendo na terra o domínio do ar". A solenidade reuniu autoridades, militares e convidados em uma celebração que exaltou o papel da Infantaria na proteção e integração nacional.  

O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, acompanhado pelo Subchefe de Organismos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira. Após a recepção formal, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica realizou a tradicional revista à tropa, conduzida pelo Comandante da Tropa, Coronel de Infantaria Claudio Porto Antunes da Silva. 

Também prestigiaram a cerimônia membros do Alto-Comando da Aeronáutica, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Secretário de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta.

A Infantaria da Aeronáutica, criada em 1941 junto ao então Ministério da Aeronáutica, foi lembrada por sua evolução e constante prontidão operacional. Hoje, a tropa desempenha uma ampla gama de missões, que incluem a defesa de instalações estratégicas, operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e defesa antiaérea, além de contar com forças especiais altamente qualificadas.  

Durante a cerimônia, destacou-se a atuação da Infantaria ao longo de 2024, com menções às operações, exercícios e cursos realizados durante o ano. Uma homenagem especial foi dedicada aos Comandantes de Bases Aéreas que colaboraram com a Subchefia de Preparo de Operações Terrestres. Entre os agraciados, reconhecidos pelo Chefe de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, estavam o Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende;  o Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Aviador Élio de Almeida Abreu Júnior;  o Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues;  o Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Leonardo Tiago Barbosa, representado, no ato, pelo Tenente-Coronel de Infantaria Klaus Peterson Doneda; e o Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Fábio Ferreira da Silva, representado, no ato, pelo Tenente-Coronel de Infantaria Carlos Alberto Santos Bastos.  

Os presentes entoaram a Canção da Infantaria da Aeronáutica, composta pelo Suboficial Sebastião Gonçalves Ribeiro, em um momento de união e celebração. A leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, reforçou a importância da Infantaria no cumprimento das missões da Força Aérea Brasileira.  

“Hoje, celebramos os 83 anos da Infantaria da Aeronáutica, uma Força essencial à defesa da soberania nacional. Desde sua criação, em 1941, destacou-se em momentos históricos, como o Batismo de Fogo na Segunda Guerra Mundial, e evoluiu para enfrentar desafios modernos, com avanços em tecnologia e operações especiais. Com coragem e dedicação, os infantes reafirmam, a cada missão, o compromisso de ‘Defender, na Terra, o Domínio do Ar’. Parabéns!”, declarou o Oficial-General em um trecho da leitura.

A cerimônia foi abrilhantada pela formação de um grupamento especial de militares da ativa e dar reserva, que se uniram à tropa para o desfile em continência ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Ao som da "Canção do Expedicionário", o desfile reafirmou o espírito de disciplina e prontidão que caracteriza os combatentes da Infantaria da FAB.

“Integrar a Infantaria da Aeronáutica é uma honra, especialmente em um dia tão marcante. Tenho orgulho de fazer parte de uma equipe comprometida com a segurança do país, protegendo instalações, aeronaves e equipes da FAB. Celebramos hoje o privilégio de vestir o uniforme camuflado, símbolo de dedicação à soberania nacional”, declarou o Sargento de Guarda e Segurança do COMPREP, Gabriel Damasceno Leal.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER