SEMINÁRIO
Comando-Geral do Pessoal realiza I Seminário Sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio
O Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) realizou, nesta terça-feira (20/08), o I Seminário sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, e seguiu as diretrizes da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 30-13 que estabelece medidas para enfrentar e prevenir o assédio moral e sexual nas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento ocorreu no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), e foi presidido pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, acompanhado pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. A atividade reuniu militares e civis de diversas Organizações Militares, visando promover a conscientização e a educação sobre o tema, além de fortalecer a cultura de respeito e dignidade no ambiente de trabalho.
A abertura do seminário contou com a presença de autoridades militares, que reforçaram a importância de uma postura ativa na prevenção ao assédio. O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, destacou em seu discurso a importância em falar sobre o assunto na Instituição. "Promover um seminário sobre prevenção e enfrentamento ao assédio no Comando da Aeronáutica é fundamental para fortalecer a cultura de respeito, dignidade e integridade em nossa instituição. Este evento não só conscientiza sobre a gravidade do assédio, como também incentiva cada integrante do COMAER a agir com responsabilidade e ética, garantindo um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos", afirmou.
Ao longo do evento, especialistas no assunto apresentaram palestras que abordaram diferentes aspectos do assédio moral e sexual, incluindo as consequências legais e psicológicas, bem como as formas de prevenção e as medidas a serem tomadas em casos de ocorrência. As apresentações ressaltaram a necessidade de uma comunicação clara e assertiva, além da importância de uma liderança que esteja comprometida com a criação de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitou o seminário acompanhado do Coordenador Especial para Melhorar a Resposta da Organização das Nações Unidas à Exploração e Abuso Sexual (Special Coordinator on Improving the UN Response to Sexual Exploitation and Abuse), Christian Saunders, que falou sobre a importância desse tipo de debate na instituição. "Essa questão de exploração sexual, abuso e assédio sexual, tem a capacidade de estragar os esforços de manutenção das Nações Unidas ao redor do mundo. Desfaz o bom trabalho de milhares de soldados da Força Aérea e Marinha, que servem em operações difíceis ao redor do mundo. Precisamos eliminá-los porque não é a sociedade, não são as Nações Unidas. Não tem relação com os nossos serviços militares”, compartilhou.
O evento foi finalizado com um painel de debates, no qual os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências relacionadas ao tema. A troca de conhecimentos e as reflexões geradas durante o Seminário são vistas como um passo crucial para o fortalecimento das políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio no COMAER.
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER