Militares da FAB atendem 1.450 pessoas na comunidade de Santa Maria do Boiaçu (RR)

Publicado: 2009-12-07 15:46:00
Profissionais de oito áreas da medicina realizaram consultas e exames no local

PediatriaUma equipe de militares do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) realizou uma missão cívico-social na comunidade de Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis (RR). Cerca de 1.450 pessoas foram atendidas por profissionais de diferentes áreas.

A missão, coordenada pelo Serviço Regional de Saúde do VII Comando Aéreo Regional (SERSA-7), era composta por profissionais de ginecologia, odontologia, otorrinolaringologia, ortopedia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, farmacêutica-bioquímica, enfermagem e auxiliar de consultório dentário.

Foram atendidas pessoas das comunidades de Santa Maria de Boiaçu, Sacaí, Cachoeirinha, Canoinim e Terra Nova. Durante a missão, uma criança de dois anos da Saçaí que fica a 3 horas do local da Missão (Santa Maria do Boiaçu) foi diagnósticada pela pediatra da equipe com suspeita de meniginte e foi imediatamente encaminhada e transportada para Boa Vista.

A moradora da comunidade de Sacai, há três horas de barco do local da missão, Onice Rosa de Lima, 28 anos, dona-de-casa, estava muito feliz da presença dos militares da FAB. "Foi importante porque é difícil encontrar especialistas aqui na coOtorrinolaringologiamunidade e para ir ao oftalmologista, tive de passar três dias viajando para ir a Caracaraí. Aqui fui muito bem atendida e já consegui uma receita para usar óculos. Todos os profissionais foram muito importantes e me atenderam bem". 

Outro morador que estava satisfeito com o atendimento foi o agricultor José Ferreira Rosa, 59 anos, morador da comunidade de Canoinim, há seis horas de barco de Santa Maria do Boiacu. "Soube do atendimento dos profissionais da FAB, via radio-transmissor, na minha comunidade e vim para uma consulta no oftalmologista e no clinico geral. Veio um barco com mais de 50 pessoas de lá para fazerem atendimento. Trouxe meus 12 filhos para a consulta com o pediatra e minha esposa para a ginecologista". 

Os atendimentos foram realizados por especialidades até o final da tarde de quarta-feira, totalizando 1450 pessoas atendidas, vindas de 7 comunidades das redondezas.

Foram levados 160 quilos de medicamentos para o apoio da missão, entre os quais antibioticos, anti-hipertensivos, antiparasitarios e antiinflamatorios que foram distribuídos para a populacao atendida.

Durante a missão, os militares receberam a visita do Secretario de Saude do Estado de Roraima, Rodolfo Mendes, e no final da missão tiveram a presenca do Major-Brigadeiro-do-Ar Jorge Cruz de Souza e Mello, que parabenizou a todos os militares pelo sucesso da missão.

Atendimento de Ultrassonografia