DIA DOS PAIS

Uma homenagem ao sacrifício e à dedicação daqueles que são alicerce para o futuro

Publicado: 2024-08-11 06:00:00
Neste Dia dos Pais, a Força Aérea Brasileira homenageia não apenas os feitos dos pais militares, mas também o orgulho e a alegria de ter filhos que seguem a carreira militar

O Dia dos Pais é um momento especial para celebrar a dedicação, o amor e o sacrifício dos pais em todo o mundo. Neste ano, destacamos histórias inspiradoras cuja trajetória e a de seus filhos exemplificam o verdadeiro espírito de serviço e patriotismo.

Marinha, Exército e Aeronáutica: Três caminhos, uma missão

Carlos Wellington Leite de Almeida é Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU), e sua vida é um testemunho de dedicação e valores, um pai cujo orgulho transcende os limites de uma única Força, refletindo a grandiosidade de servir ao Brasil em múltiplas frentes. Pai de quatro filhos: uma menina, Maria Luísa, de 26 anos e dos trigêmeos: Carlos Miguel, Carlos Gabriel e Carlos Rafael, cada um servindo em uma das três Forças Armadas do Brasil: O primeiro; Aspirante na Marinha do Brasil, o segundo; Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e o terceiro, é Cadete Aviador da Turma Athos do Segundo Esquadrão do Corpo de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Para Carlos Wellington, o Dia dos Pais é mais do que uma simples comemoração; é um momento de reflexão e orgulho profundo. Em sua visão, o serviço de seus filhos não é apenas uma escolha pessoal, mas a continuação dos valores e do legado familiar que ele e sua esposa Jussara Josiney Pires Taques Leite de Almeida, Escrituraria do Banco do Brasil, têm promovido ao longo dos anos. 

Lidando com a saudade e a distância

A saudade é uma constante quando os pais se veem em uma posição de ter que ficar longe de seus filhos e, com Carlos e Jussara, também não é diferente, mas com todo sentimento que só um pai e uma mãe sentem, a falta é suprida pelo orgulho. “Eu e minha esposa sentimos muita saudade dos nossos filhos e nos esforçamos sempre para estarmos juntos com eles, pelo menos, nos momentos mais marcantes. Lidamos com a saudade por meio de nossas permanentes orações e pela certeza de que estão traçando um caminho que os levará à realização pessoal e ao orgulho de si mesmos. Não é fácil, a saudade é realmente dolorida!”, explica.

Neste Dia dos Pais, a mensagem que Carlos Wellington envia a seus filhos é uma mistura de carinho e sabedoria. "Continuem a seguir os bons caminhos que escolheram, sem desviar das virtudes que lhes são incutidas pela educação militar. Esforcem-se para ser os melhores profissionais e cidadãos, o que será o melhor de todos os presentes para este Pai, de quem sempre terão todo amor”, aconselha. 

Foi assim que nesse Dia dos Pais, além do orgulho diário que Maria Luísa, Carlos Miguel, Carlos Gabriel e Carlos Rafael dão ao pai! O presente veio também com a presença: Pai e filhos poderão comemorar esse dia tão importante juntos. "Acabei de receber o meu presente de Dia dos Pais. A noticia de que conseguirei ter os três em casa neste fim de semana. Meu filho da Escola Naval já está em casa, estou indo de carro até Resende para buscar meu filho do Exército e meu filho da Aeronáutica acabou de ligar da Academia dizendo que está vindo", disse Carlos, emocionado. 

Ser Pai Militar: Desafios e orgulho

Ser um pai militar é carregar uma responsabilidade que vai além do uniforme. É equilibrar o dever com o amor incondicional e, muitas vezes, servir de exemplo. Para muitos militares, ver seus filhos ingressarem na mesma carreira não é apenas uma questão de continuidade familiar, mas um reflexo dos valores e da paixão pela aviação que foram passados de geração para geração. O Sargento José Waldeci Gomes Filho do GAP-BR, pai de 3 filhos,  por exemplo, tem um motivo especial para celebrar este Dia dos Pais: seu filho, Sargento Gustavo Ysaac dos Santos Gomes, também optou por seguir a carreira militar.

“Ver meu filho seguir a mesma carreira é uma das maiores alegrias da minha vida. Desde que ele era pequeno, falávamos sobre o orgulho de servir ao nosso país e o sentido de missão que vem com a aviação. Agora, ele está vivenciando essa experiência e continuando o legado que comecei seguindo o mesmo ideal de servir à Força Aérea Brasileira. Para mim, é uma satisfação enorme e motivo de muito orgulho", diz o Sargento Waldeci. 

Neste Dia dos Pais, as histórias de Carlos Wellington Leite de Almeida e José e seus filhos, respectivamente, são um exemplo brilhante do orgulho e da dedicação que caracterizam a paternidade. É um lembrete de que o serviço às Forças Armadas é também uma jornada de amor e sacrifício. A vida militar é marcada por desafios, mas a força e a coragem dos pais garantem que o legado de serviço e patriotismo continue a inspirar e a unir gerações.

Para todos os pais militares e pais de militares, este dia é uma celebração do compromisso, do orgulho e da profunda conexão que transcende o uniforme. Feliz Dia dos Pais e Parabéns! 

Fotos: Arquivo pessoal