MEDALHA SANTOS DUMONT
FAB condecora ex-jogador de futebol Zico com a Medalha Mérito Santos Dumont
Reconhecimento aos que prestaram serviços à Aeronáutica Brasileira e motivação para aqueles que continuam servindo a Pátria com seus inegáveis valores, princípios e qualidades. Esses são os objetivos da Medalha Mérito Santos Dumont, condecorada pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta sexta-feira (19/07), ao ex-jogador de futebol, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, e ao Suboficial Carlos Roberto dos Santos.
Na Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), localizada no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhado do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, e demais autoridades militares e civis convidados.
A cerimônia fortalece os laços entre as tradições aeronáuticas e o compromisso contínuo com os ideais do Pai da Aviação.
“Que a coragem, o comprometimento e o espírito altruísta de nosso Patrono, compartilhado por nossos homenageados, sejam referência para as atitudes dos militares de azul na instigante missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Ary.
Aos 71 anos, Zico é ídolo eterno do Flamengo, marcou 854 gols na carreira, 525 deles reconhecidos pela Fifa, o que o deixa oficialmente entre os 14 maiores goleadores do mundo. Na FAB, Zico participou das atividades do Programa Forças do Esporte (PROFESP) da DIRAD, que possui iniciativas sociais e educacionais voltadas para jovens e adolescentes que buscam oportunidades através do esporte.
“Fico muito lisonjeado em receber essa homenagem, porque eu acho que toda homenagem é importante a gente receber em vida. E, lógico, a importância dela mostra que o legado deixado foi bom e valeu a pena todo o esforço e sacrifício pra chegar onde eu cheguei”, afirmou o ex-jogador após receber a comenda.
O Suboficial Especialista em Guarda e Segurança Carlos Roberto dos Santos recebeu o reconhecimento com a atuação no Instituto Pró-menor, que desenvolve projetos sociais em quartéis das Forças Armadas, além do ensino profissionalizante e supletivo, inclui a reabilitação de usuários de drogas.
“Eu quero agradecer primeiramente a Deus por receber a Medalha Mérito Santos Dumont hoje, pois essa foi uma das maiores alegrias que tive na minha vida. Agradeço a Força Aérea Brasileira por isso”, declarou o Suboficial.
Medalha Santos Dumont
A Medalha Mérito Santos Dumont, criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, durante as celebrações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis, é concedida a militares e civis nacionais e estrangeiros, que se destacaram pelas relevantes contribuições e notáveis serviços à Força Aérea Brasileira.
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER
Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER