II COMAR celebra Dia da Bandeira e forma 80 militares no Projeto "Soldado Cidadão"
Em homenagem à Bandeira Nacional, o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) realizou, tradicionalmente, ao meio-dia do dia 19 de novembro, uma cerimônia militar com a participação de todo o efetivo do Quartel-General, de representantes das Organizações Militares subordinadas e jurisdicionadas ao II COMAR e de seus Comandantes, Chefes e Diretores. Estiveram presentes também da cerimônia alunos da Escola Estadual Agamenon Magalhães e o Grupo Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes. A solenidade foi presidida pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Louis Jackson Josuá Costa, que também hasteou a Bandeira. Em seguida, o Suboficial Jorge Luiz Barbosa dos Santos, praça mais antiga da Organização, procedeu à incineração de Bandeiras Nacionais inservíveis pelo decorrer do tempo.
Outro evento também marcou a semana no Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). No dia 18 de novembro, foi realizada, no auditório do prédio do comando, a cerimônia de entrega de certificados aos 80 concludentes do “Projeto Soldado Cidadão” do ano de 2009. A iniciativa oferece aos jovens brasileiros incorporados às fileiras das Forças Armadas cursos profissionalizantes que lhes proporcionem capacitação técnico-profissional básica, formação cívica e melhores condições para ingresso no mercado de trabalho.
A formação profissional tem a duração de 160 horas e os cursos são definidos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho onde são desenvolvidos. No âmbito da Guarnição de Aeronáutica de Recife e com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, foram ministrados os seguintes cursos: Web Designer, Operador de Supermercado e Montagem e Manutenção de microcomputadores.
Desde a sua criação em 2004, 1.580 jovens da Força Aérea Brasileira já foram beneficiados nas cidades de Recife, Salvador, Natal e Fortaleza, caracterizando o compromisso das Forças Armadas com a integração cívico-social dos cidadãos egressos do Serviço Militar e constituindo-se em valiosa colaboração do Ministério da Defesa para o desenvolvimento econômico e social do País.