Base Aérea de Fortaleza celebra Dia da Bandeira
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou cerimônia cívico-militar em comemoração ao Dia da Bandeira, objetivando a conscientização da importância e da grandeza que este símbolo representa para todos os brasileiros. No dia 19 de novembro, a Bandeira Nacional completou 120 anos de adoção e, como forma de homenagem e culto, foi hasteada em horário especial, às 12 horas, pelo comandante da unidade, Coronel Aviador Manoel Araujo da Silva Junior.
A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil. Foi adotada pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira.
Na Bandeira Nacional está representado, em lavor artístico, um aspecto do céu do Rio de Janeiro, com a constelação “Cruzeiro do Sul” no meridiano, idealizado como visto por um observador situado na vertical, que contém o zênite daquela cidade, numa esfera exterior à que se vê na Bandeira.
O Suboficial STA Rogério Alexandre da Silva, Graduado mais antigo desta Organização Militar, classificado no “excelente comportamento”, procedeu à incineração das Bandeiras do Brasil que, devido ao tempo de uso, se tornaram inservíveis, cujas cinzas foram depositadas em local de destaque na BAFZ.