TODOS PELO SUL

FAB realiza transportes de equipamentos para apoio às áreas afetadas no RS

Publicado: 2024-05-09 12:01:53
Veja algumas das missões de transporte aéreo logístico realizadas pela FAB, além das cargas de donativos

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram na terça-feira (30) com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se a atendimentos de saúde, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras, como o transporte de equipes e materiais. Veja algumas das missões de transporte aéreo logístico realizadas, além das cargas de donativos.

Na quinta-feira (02), por volta das 18h, uma aeronave KC-390 Millennium, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), carregando a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) do Exército Brasileiro. Saiba mais aqui.

Na sexta-feira (03), equipamentos hospitalares, material laboratorial e leite materno infantil foram transportados pela FAB de Canoas para Santa Maria. A missão foi cumprida com uma aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Santa (BASM).

No sábado (04), decolou da BASM o H-60L Black Hawk com cilindros de oxigênio que foram levados ao Hospital de São João do Polêsine (RS). Material de higiene, cestas básicas e roupas para os atingidos também foram transportados e entregues.

Na madrugada de domingo (05), uma aeronave KC-390 Millennium da FAB operada pelo Esquadrão Zeus transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC). A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), com destino à Base Aérea de Canoas (BACO). O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Joel Costa Pierre de Messias, explicou sobre o sentimento de poder contribuir. “Me sinto muito honrado de poder ratificar o compromisso de apoiar e integrar, com rapidez e eficiência, a região Sul do país", disse.

Entre os materiais transportados estavam geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico para prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção do bem-estar em geral.  Além de toda a carga, a aeronave ainda transportou 14 militares do GALC, responsáveis pela montagem de toda a estrutura em Canoas. A atuação do GALC tem a finalidade de suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados, incluindo situações de calamidades públicas. Assista ao vídeo

Ainda no domingo (5), o Esquadrão Pantera transportou, como carga externa do helicóptero H-60L Black Hawk, um gerador até o município de Agudo (RS), que estava com diversas áreas sem energia elétrica. O equipamento foi levado preso por cabos do município vizinho Dona Francisca e o transporte levou cerca de 15 minutos. Assista ao vídeo

No mesmo dia, uma aeronave C-98 Caravan decolou da BACO com insumos para hemodiálise. O material foi levado para Santa Cruz do Sul e de lá distribuído para outras localidades. Assista ao vídeo

Na segunda-feira (06), foram transportados 18 cilindros de oxigênio para a cidade de Cachoeira do Sul também em uma aeronave H-60L Black Hawk. Assista ao vídeo

Na terça-feira (07), a FAB transportou 11 toneladas de carga correspondente ao Hospital de Campanha (HCAMP) da Marinha do Brasil (MB) O material saiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), em uma aeronave KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, com destino à Base Aérea de Canoas (BACO).

Na madrugada desta quinta-feira (09/05), uma aeronave KC-390 Millennium pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), carregando a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB. Saiba mais aqui

Nos próximos dias, a FAB vai iniciar o lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população atingida, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas. As missões serão realizadas no âmbito do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2.

Para acompanhar imagens de todas as ações da FAB na região, acesse as Mídias Sociais: Destaques do Instagram (necessário estar logado na sua conta) ou Shorts do Youtube. Lá estão sendo postados diariamente vídeos da atuação dos militares e meios da FAB.

Fotos: FAB