CENIPA divulga relatório do acidente com o voo 3054
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apresentou a familiares e jornalistas o relatório final do acidente com o voo 3054, ocorrido em julho de 2007, em São Paulo. As reuniões ocorreram no último sábado (31/10). Por quase sete horas, foram prestadas detalhadas informações sobre a investigação técnica, procedimento realizado de acordo com o Anexo 13 da Convenção de Chicago e que tem como objetivo a prevenção.
No total, 78 familiares de vítimas do acidente estiveram presentes. "Nós familiares, temos plena confiança na isenção e no profissionalismo com o qual o Cenipa realizou o seu trabalho de apurar as causas e propor recomendações às empresas aéreas e aos órgãos reguladores desse setor. Foi deixado bem claro a todos os presentes no evento de divulgação do Relatório, que a função do Cenipa é apurar causas e não culpados. Isto compete a autoridade policial e ao Ministério Público", disse em nota, divulgada à imprensa, a Associação de Familiares do Acidente do voo 3054 (AFAVITAM).
Na sequência, jornalistas dos principais veículos de comunicação do país puderam ouvir os esclarecimentos prestados pelo presidente da Comissão de Investigação, Coronel Aviador Fernando Camargo. Na abertura, o Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, chefe do CENIPA, explicou o objetivo da investigação técnica e a diferença desse procedimento em relação ao trabalho da polícia. Em um acidente aeronáutico ocorrem duas apurações distintas e independentes: uma técnica, conduzida pelo CENIPA para evitar novas ocorrências (prevenção), e uma policial, para indicar culpa e responsabilidade.
O Relatório Final do acidente com o voo 3054 foi divulgado no mesmo dia na página do CENIPA na internet: www.cenipa.aer.mil.br .