PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 4092 > OFICIAL DA FAB HOMENAGEIA PAI QUE MORREU EM ACIDENTE COM CAçA EM ANTOFAGASTA, NO CHILE

Oficial da FAB homenageia pai que morreu em acidente com caça em Antofagasta, no Chile

Publicado: 2009-10-29 14:08:00

Ten Cel Av FleuryO Tenente Coronel Fleury, integrante da Força Aérea 103 no Exercício SALITRE II, voou em uma aeronave F-16 em homenagem ao seu pai, falecido em 1980 durante um voo de treinamento na Base Aérea de Cerro Moreno, Antofagasta – Chile.

Durante uma conversa entre alguns dos integrantes da Direção do Exercício SALITRE II, o General de Brigada Aérea (A) Ricardo Gutiérrez Recabarren relembrou o acidente ocorrido com o Tenente Coronel Av Piragibe Fleury Curado, em 26 de março de 1980, enquanto comandava o Primeiro Grupo de Caça (1° GAvCa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Naquele dia, quando o General Gutiérrez ainda era Tenente, o Tenente Coronel Fleury realizava uma visita na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta – Chile, quando foi convidado para voar em uma aeronave Hunter, do Grupo de Aviación n° 8, em uma missão de combate simulado contra aeronaves F-5.

Durante o voo, ao realizar uma manobra de evasão para escapar de um F-5 que o perseguia, o piloto do Hunter, que à época era o Comandante do Grupo 8, entrou em uma nuvem à baixa altura, perdeu o controle da aeronave e provavelmente colidiu nas águas do Oceano Pacífico. Os dois pilotos nunca foram encontrados.

Aeronave F-16 do Grupo 8 da FAChHoje, decorridos mais de 29 anos, o Tenente Coronel Aldo Carbone, Comandante do Grupo 8 levou o filho do Tenente Coronel Fleury em um voo na aeronave F-16 da Força Aérea Chilena (FACh). Durante o voo, os Oficiais Aviadores do Chile e do Brasil sobrevoaram o provável local do acidente, tiraram fotos, circularam por três vezes e lançaram dois flares (objeto brilhante lançado por aeronaves de caça para despistar mísseis de guiamento infravermelho), simbolizando uma homenagem ao pai.